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Como instalar um cabo de freio de emergência em uma Ford Ranger

Atualizado em 20 julho, 2017

Substituir um cabo de freio de emergência em uma Ford Ranger não é difícil. O sistema do cabo possui três partes: uma seção frontal, que se acopla ao pedal de freio, e duas seções que se ligam às sapatas de freio secundárias na traseira do veículo. Ao acionar o pedal de freio de emergência, ele puxa os cabos que passam por uma alavanca, que empurra as sapatas secundárias contra os tambores de freio, para fazer a caminhonete parar.

Instruções

Os guardas florestais usam caminhonetes Ford Ranger (park ranger image by Jim Parkin from Fotolia.com)

    Removendo o cabo de freio de emergência

  1. Levante a traseira e a frente da caminhonete com macacos hidráulicos. Posicione o macaco frontal abaixo da estrutura e o traseiro abaixo do encaixe do eixo traseiro.

  2. Remova o cabo de dentro da Ranger. Desconecte o cabo da montagem do pedal de freio e passe-o através do buraco na parede.

  3. Remova o cabo do suporte de montagem na estrutura. Retire a porca de ajuste e a arruela do compensador. Remova o cabo.

    Recolocando o cabo de freio de emergência

  1. Posicione o novo cabo no buraco do compensador. Recoloque a porca e a arruela. Gire a porca metade do caminho pelo parafuso de ajuste.

  2. Recoloque o cabo no suporte de montagem na estrutura. Passe o cabo pelo buraco na parede e ligue-o. Reanexe o cabo ao pedal de freio. Ajuste a tensão no cabo até que ele possua cerca de 2,5 cm de distância entre o corpo da caminhonete e o cabo.

    Removendo e recolocando o cabo traseiro

  1. Solte a tensão no cabo, pressionando o pedal de emergência e soltando-o. Puxe o cabo para a traseira da caminhonete. Os dois cabos traseiros são removidos e recolocados da mesma maneira. Descubra qual dos dois está ruim e remova a roda traseira e o tambor de freio.

  2. Solte o cabo frontal do traseiro, removendo a ponta do cabo de trás do compensador e retirando o cabo do encaixe. A ponta do cabo é ligada a uma alavanca na base secundária. Remova a ponta da alavanca.

  3. Remova a ponta do cabo da alavanca na base secundária. Solte o fixador do cabo do lado da roda no disco de freio. Pressione o fixador da mola de aço até que passe pelo buraco no disco de freio. Recoloque o novo cabo no buraco no disco traseiro da parte de trás. Passe o cabo pelo buraco até que o fixador dê um estalo. Ligue o cabo ao encaixe na alavanca.

  4. Posicione o cabo de emergência no encaixe de fixação e reanexe a ponta à barra do compensador. Ajuste o freio de emergência, deixando cerca de 2,5 cm de espaço entre a caminhonete e o cabo. Não aperte demais. Tanto o cabo traseiro da esquerda quanto o da direita são recolocados da mesma forma. Use o macaco hidráulico na caminhonete e remova os suportes do macaco do eixo traseiro. Abaixe a parte de trás da caminhonete até o chão. Levante o macaco da frente e retire o suporte do chassi. Abaixe o veículo até o chão.

O que você precisa

  • Jogo de chave inglesa
  • Kit de chaves de soquete e de catraca
  • Kit de chaves de fenda
  • Alicate
  • Chave de roda
  • Óculos de proteção
  • Panos
  • Cabo de freio de emergência
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