Como instalar um cabo de freio de emergência em uma Ford Ranger

Escrito por jesse vibbert | Traduzido por luiz neves
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Como instalar um cabo de freio de emergência em uma Ford Ranger
Os guardas florestais usam caminhonetes Ford Ranger (park ranger image by Jim Parkin from Fotolia.com)

Substituir um cabo de freio de emergência em uma Ford Ranger não é difícil. O sistema do cabo possui três partes: uma seção frontal, que se acopla ao pedal de freio, e duas seções que se ligam às sapatas de freio secundárias na traseira do veículo. Ao acionar o pedal de freio de emergência, ele puxa os cabos que passam por uma alavanca, que empurra as sapatas secundárias contra os tambores de freio, para fazer a caminhonete parar.

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O que você precisa?

  • Jogo de chave inglesa
  • Kit de chaves de soquete e de catraca
  • Kit de chaves de fenda
  • Alicate
  • Chave de roda
  • Óculos de proteção
  • Panos
  • Cabo de freio de emergência

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Instruções

    Removendo o cabo de freio de emergência

  1. 1

    Levante a traseira e a frente da caminhonete com macacos hidráulicos. Posicione o macaco frontal abaixo da estrutura e o traseiro abaixo do encaixe do eixo traseiro.

  2. 2

    Remova o cabo de dentro da Ranger. Desconecte o cabo da montagem do pedal de freio e passe-o através do buraco na parede.

  3. 3

    Remova o cabo do suporte de montagem na estrutura. Retire a porca de ajuste e a arruela do compensador. Remova o cabo.

    Recolocando o cabo de freio de emergência

  1. 1

    Posicione o novo cabo no buraco do compensador. Recoloque a porca e a arruela. Gire a porca metade do caminho pelo parafuso de ajuste.

  2. 2

    Recoloque o cabo no suporte de montagem na estrutura. Passe o cabo pelo buraco na parede e ligue-o. Reanexe o cabo ao pedal de freio. Ajuste a tensão no cabo até que ele possua cerca de 2,5 cm de distância entre o corpo da caminhonete e o cabo.

    Removendo e recolocando o cabo traseiro

  1. 1

    Solte a tensão no cabo, pressionando o pedal de emergência e soltando-o. Puxe o cabo para a traseira da caminhonete. Os dois cabos traseiros são removidos e recolocados da mesma maneira. Descubra qual dos dois está ruim e remova a roda traseira e o tambor de freio.

  2. 2

    Solte o cabo frontal do traseiro, removendo a ponta do cabo de trás do compensador e retirando o cabo do encaixe. A ponta do cabo é ligada a uma alavanca na base secundária. Remova a ponta da alavanca.

  3. 3

    Remova a ponta do cabo da alavanca na base secundária. Solte o fixador do cabo do lado da roda no disco de freio. Pressione o fixador da mola de aço até que passe pelo buraco no disco de freio. Recoloque o novo cabo no buraco no disco traseiro da parte de trás. Passe o cabo pelo buraco até que o fixador dê um estalo. Ligue o cabo ao encaixe na alavanca.

  4. 4

    Posicione o cabo de emergência no encaixe de fixação e reanexe a ponta à barra do compensador. Ajuste o freio de emergência, deixando cerca de 2,5 cm de espaço entre a caminhonete e o cabo. Não aperte demais. Tanto o cabo traseiro da esquerda quanto o da direita são recolocados da mesma forma. Use o macaco hidráulico na caminhonete e remova os suportes do macaco do eixo traseiro. Abaixe a parte de trás da caminhonete até o chão. Levante o macaco da frente e retire o suporte do chassi. Abaixe o veículo até o chão.

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