Mais
×

Como instalar um cabo de madeira em uma machadinha

Atualizado em 20 julho, 2017

As alças de machados e outras ferramentas com cabo de madeira eventualmente quebram ou desgastam-se, fazendo com que o proprietário tome a decisão de reparar a ferramenta ou simplesmente substituí-la. Caso a machadinha esteja extremamente danificada ou enferrujada, pode não valer a pena o tempo para repará-la. Por outro lado, se apenas o cabo estiver quebrado, é melhor repará-lo. Você pode substituir o cabo sem muita dificuldade.

Instruções

Cabo de madeira para machadinha (Comstock/Comstock/Getty Images)

    Fazendo um novo cabo

  1. Coloque a alavanca de reposição em um torno de madeira, de modo que a porção do cabo que será inserida esteja voltada para cima. Aperte o torno.

  2. Cubra a superfície externa da machadinha onde o pequeno buraco está localizado na cabeça da machadinha com tinta nanquim. Toque no lado da machadinha contendo a tinta para o início do novo identificador, a fim de marcar a dimensão do orifício na parte superior da alavanca. Essa marca servirá como um guia para aparar a alça no tamanho adequado.

  3. Gire a manivela para o lado no torno e remova a maioria da madeira desnecessária do cabo com uma tupia, reposicionando a alça conforme necessário no torno e usando a marca de tinta como um guia. Não tente cortar o novo identificador no tamanho exato com a tupia.

  4. Apare o cabo no tamanho final, removendo primeiro o resto do excesso de madeira e dando ao cabo a sua forma final com uma lima. Lixe o cabo. Certifique-se de que ele se encaixe perfeitamente dentro da pequena extremidade da cabeça da machadinha.

    Instalando a cabeça da machadinha

  1. Mude a posição do cabo no torno com o lado que ficará a cabeça da machadinha para cima. Corte uma ranhura na parte alongada da porção recortada do cabo com uma serra de respiga. Inicie o corte na extremidade do cabo da machadinha e continue o corte a meio caminho para baixo da parte recortada, centrada sobre a parte alongada do cabo.

  2. Instale a cabeça da machadinha no novo cabo com o pequeno lado voltado para baixo. Coloque uma cunha de madeira o mais abaixo do slot possível com um martelo para expandir o topo do novo cabo para travá-lo no lugar de uma direção. Apare o excesso da cunha de madeira com a serra da respiga e lixe a cunha para alisá-la com o cabo.

  3. Coloque duas cunhas de aço através da cunha de madeira a um ângulo de 90º em relação à cunha de madeira e equidistante das bordas da parte superior do cabo da machadinha, e bata com um martelo. As cunhas de aço travarão no lugar e na outra direção, completando a substituição do cabo da machadinha.

O que você precisa

  • Torno de madeira
  • Tinta nanquim
  • Tupia
  • Plaina manual
  • Lima
  • Lixa
  • Serra de respigar
  • Cunha
  • Marreta
  • 2 cunhas de aço
  • Martelo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article