on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como instalar cabos de fibra óptica em um prédio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

À medida em que as redes de comunicação crescem, também aumenta a necessidade de cabos de banda larga que sejam capazes de transmitir grandes quantidades de informação em velocidades altas. A era do uso de luz e lasers na comunicação ocasionou o emprego dos cabos de fibra óptica para atender a essa necessidade de altas velocidades, pois eles conseguem transmitir as informações de maneira mais rápida do que os fios de cobre e com menor índice de distorção. Além disso, eles não são interrompidos por perdas de indução de linhas e estações de energia das redondezas.

Instruções

Você precisará de um jumper de fibra óptica multimodo para instalar os cabos (fiber optic computer cable image by Andrew Brown from Fotolia.com)
  1. Utilize um fio existente para empurrar uma corda para dentro do conduíte de entrada do local. Primeiramente, encaixe a corda em um passa-fio e comece a empurrar o cabo óptico através do conduíte. Verifique se há, na região onde você vive, algum limite métrico para a instalação de cabos ópticos no interior de paredes. Geralmente, ao se tratar de cabos com bainha metálica, ela deve ser colocada no local de entrada.

    Loading...
  2. Escolha e coloque um cabo de fibra específico para instalação em áreas sem fluxo de ar forçado (riser) no local. Normalmente, esse cabo é amarelo se for monomodo e laranja se for multímodo. A maior parte dos prédios têm mangas ou conduítes de risers do cômodo de entrada até os andares superiores. Se o cabo precisar percorrer muitos andares, é mais fácil levar o carretel do cabo até o andar designado e enviá-lo para baixo. A maior parte dos equipamentos utilizados para mover o carretel do cabo tem um sistema de freagem que permite maior controle sobre o processo de levá-lo para baixo. Assim que o cabo estiver na posição adequada, ele é fixado à parede em cada compartimento utilizando grampos para cabos.

  3. Localize o caminho do compartimento do cabo até a sala de destino naquele andar. Se ele estiver através do teto, será puxado através de um duto interno ou de um conduíte fornecido pelo fabricante ou será colocado no teto por meio de ganchos fornecidos pelo fabricante. Utilize um fio existente para empurrar uma pequena corda para dentro do conduíte ou do duto interno. Primeiramente, encaixe a corda no cabo e comece a empurrá-lo através do conduíte para o próximo cômodo.

  4. Termine as fibras no cômodo em um equipamento de terminação da rede óptica. No cômodo de entrada, utilize um soldador de fibra para unir cada fibra do cabo de entrada ao riser.

Loading...

Dicas

  • Passa os cabos através do conduíte de modo que eles fiquem retos. Formar um ângulo com eles pode causar danos.
  • Siga as normas de construção: verifique as regulamentações sobre incêndios e utilização de cabos de tipo plenum onde forem obrigatórios.

O que você precisa

  • Fita passa-fio
  • Chave de fenda
  • Conjunto de chaves e soquetes
  • Fio terra
  • Corda

Referências

Loading ...
Loading ...