Mais
×

Como instalar um cano de PVC em um mastro de barco à vela

Atualizado em 17 abril, 2017

O mastro de um barco a vela precisa ser forte o bastante para suportar a vela e a força do vento que é exercida nela. Portanto, é necessário que ele seja feito de um material forte. Comumente, usa-se metal ou madeira tratada à pressão. Entretanto, tubos de PVC são leves, além de serem uma escolha forte. Instalar canos de PVC a um barco para criar um mastro envolve conectar o cano à porção do barco que aceite o mastro. É um projeto que quase todos os entusiastas da navegação podem fazer.

Instruções

Peças caseiras podem ser criadas para fazer ou personalizar seu próprio barco à vela (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Corte o cano de PVC no tamanho desejado com um serrote. Uma altura comum para um barco à vela recreativo é de 5,3 m.

  2. Corte quatro aberturas nos lados opostos do cabo de PVC com um serrote a aproximadamente 5 cm do topo.

  3. Perfure um buraco na tampa do cano de PVC com uma furadeira. O buraco deve ser no ponto central exato da tampa e largo o bastante em diâmetro para aceitar o parafuso de olho.

  4. Insira o parafuso de olho no buraco previamente perfurado no centro da tampa do olho no fundo até o topo da tampa. O olho do parafuso deve ser no topo da tampa e a ponta deve estar se projetar do fundo da tampa.

  5. Deslize a montagem do olho da polia pelo olho do parafuso.

  6. Passe sua escota, a linha pela qual se puxará sua vela para cima e para baixo pelo mastro, por cima da polia.

  7. Coloque a tampa de PVC no topo dos canos de PVC. Deixe que uma extremidade dos panos da escota por cima de ambos os lados do mastro.

  8. Passe suas mortalhas, as linhas que evitarão que o mastro se mexa para os lados, pelas aberturas de 10 cm no topo do mastro. Essa linha pode uma corda ou um fio com laços em cada extremidade. Ela deve ser longa o bastante para chegar até a conexão de bombordo da mortalha, passando pelas aberturas do mastro, até a conexão de estibordo do corpo do barco.

  9. Amarre o estai, a linha que vai evitar que o mastro caia na parte de trás do barco, até o olho do parafuso. Essa linha pode ser feita de corda ou fio com um laço nas duas pontas e precisa chegar até o olho do parafuso no topo do mastro até a conexão do estai na frente do barco.

  10. Insira a extremidade de fundo do cano de PVC no buraco do mastro no corpo do barco. Talvez seja preciso fazer algumas modificações para prender o mastro no lugar. Blocos de cunha de madeira ou calços de madeira ao redor da base do mastro e o perímetro interno do buraco do mastro pode segurá-lo na vertical e firmemente no lugar.

  11. Amarre a corda e os estais às suas conexões correspondentes no corpo do barco. No caso de serem fios, deslize os laços nas extremidades de cada fio por cima das conexões correspondentes no corpo do barco. Cada linha precisa ser apertada o bastante para segurar firme o mastro.

  12. Conecte um gancho que seja compatível com a retranca do barco. Ela é uma barra metálica que passa do mastro paralelamente à superfície do barco. Ela tem uma abertura ao longo do seu lado de cima para aceitar o fundo da vela. Insira parafusos pelos buracos do gancho e nos canos de PVC para prendê-lo no lugar. O gancho deve ser instalado onde o fundo da sua vela chegar quando o topo dela for puxado para o topo do mastro. Repita esse processo para um gancho que esteja na mesma altura a partir do fundo do barco, na frente do mastro. Esse gancho irá segurar a escota principal assim que a vela estiver içada, mantendo a vela levantada.

  13. Conecte a linha passando por trás da polia ao topo da vela. Deslize a linha pelo buraco da vela. Amarre um nó na linha para prender no lugar.

  14. Deslize o fundo da vela pela abertura da retranca. Amarre a bicha e a linha da extremidade traseira da sua vela na extremidade da retranca. Ice o topo da sua vela até o mastro puxando a corda na extremidade frontal da polia. Amarre a escota ao gancho na frente do mastro. Ela deve estar apertada e segurando o topo da vela no ponto mais alto do mastro.

O que você precisa

  • Canos de PVC de schedule 80, com 5 cm de diâmetro
  • Serrote
  • Furadeira elétrica
  • Tampa de cano de PVC com 5 cm de diâmetro
  • Polia
  • Parafuso de olho
  • Bucha
  • Porca
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article