Mais
×

Por que instalar ar condicionados no telhado?

Alguns aparelhos de ar condicionado são instalados em janelas, enquanto outros são colocados através de paredes exteriores ou são compostos de unidades centrais que utilizam condensadores e compressores separados que ficam no chão do lado de fora da casa. Você pode encontrar um ar condicionado de telhado, como o nome indica, instalado no telhado de um prédio. Diferentes razões levam os instaladores ou proprietários a colocarem as unidades na cobertura de um prédio.

Os modelos de ar condicionado para serem instalados no telhado de um prédio apresentam muitas vantagens (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Espaço

Às vezes, os prédios são posicionados tão próximos uns dos outros que os ar condicionados são instalados nos telhados, para que as unidades não alcancem a propriedade de vizinhos. Para um edifício com pouco espaço de terra em torno dele, uma unidade exterior pode ser simplesmente muito grande para caber no espaço disponível. Além disso, esse tipo de aparelho pode precisar ser colocado diretamente fora da janela de um prédio ao lado, e o som que ele faz ao ser ligado e ao estar funcionando geralmente perturba os vizinhos. Instalado no telhado, essa unidade de ar não incomoda ninguém com relação ao espaço e ao ruído.

Apelo visual

Com a unidade externa de ar condicionado instalada no telhado em vez de ao lado de fora de um prédio, pelo menos um elemento sem atrativos é removido da estrutura. O espaço livre pode então ser usado para plantar flores ou colocar qualquer outra opção de paisagismo. Ao se aproximar do prédio, as visitas não vão se deparar com uma unidade de ar condicionado, que estará escondida em um local fora de vista no telhado.

Livre de vegetação

Os ar condicionados instalados no chão do lado de fora de um prédio exigem manutenção regular no espaço ao redor da unidade, como aparar a grama e a vegetação que crescem perto dela. Se não for apropriadamente cuidada e aparada, essa vegetação pode entupir o aparelho e reduzir o fluxo de ar em torno dele, reduzindo a eficiência da máquina. A localização dos ar condicionados de telhado não lida com esse tipo de problema.

Cobre áreas maiores

Uma grande vantagem de ar condicionados de telhado com relação às unidades que são instaladas em uma janela ou na parede é a maior quantidade de espaço interior a que eles servem. Aparelhos colocados em janelas ou paredes são destinados a espaços restritos, resfriando um cômodo em particular ou uma pequena área fechada. Unidades de telhado podem resfriar todos os cômodos e áreas dentro de um prédio.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article