×
Loading ...

Como instalar cortinas sem furar buracos na parede

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Em dormitórios, alojamentos temporários e alguns apartamentos alugados, por exemplo, não permitem usar pregos ou qualquer coisa que precise fazer buracos na parede, o que pode tornar difícil pendurar cortinas, persianas ou outros aparatos de janela. Felizmente, você tem algumas opções para cobrir suas janelas e proteger a sua privacidade, sem prejudicar a parede de sua casa ou violar o contrato. A chave para ter aparatos de janela que não necessitam de pregos, parafusos ou de outro equipamento é mantê-los leves. Pense em cortinas delicadas, de algodão ou que não necessitem ser penduradas.

Instruções

Felizmente, você tem algumas opções para cobrir suas janelas e proteger a sua privacidade sem prejudicar a parede (Getty Images)

    Varão

  1. Meça a armação interior da sua janela de uma borda à outra. Compre um varão que tenha essa dimensão ou que se estenderá até alcançá-la.

    Loading...
  2. Passe a haste por dentro das cortinas. Escolha se vai querer cobrir toda a janela ou se vai querer criar um efeito cobrindo apenas a metade inferior da janela.

  3. Coloque o varão na parte interior da armação da janela. Empurre as extremidades para comprimi-la um pouco, encaixe o varão na moldura da janela e deixe. As molas do varão vão se expandir, mantendo-o no lugar.

    Ganchos e arames

  1. Remova a proteção da parte adesiva do gancho auto-adesivo e cole-o na armação da janela ou na parede do lado de fora dela, na altura que você desejar. Pressione o gancho firmemente para que ele possa aderir à parede ou à armação da janela. Repita o procedimento com o segundo gancho no outro lado.

  2. Meça de um gancho a outro e corte um pedaço de arame com 15 cm de comprimento a mais do que essa medida.

  3. Passe o arame através da cortina.

  4. Enrole uma extremidade do arame em torno de um dos ganchos e a outra no outro gancho. Mantenha o fio esticado, mas não tão apertado que possa puxar os ganchos da parede.

    Tecido

  1. Corte quadrados de tecido de algodão de cor clara na mesma medida de cada parte da janela que você queira cobrir.

  2. Despeje a goma líquida em uma tigela rasa. Mergulhe o tecido nela.

  3. Alise cada quadrado de tecido sobre a janela. Deixe secar e você terá um adesivo de janela que é facilmente removível.

Loading...

Dicas

  • O método com o arame e os ganchos funciona melhor com cortinas que não precisam ser abertas e fechadas constantemente.
  • Para remover os quadrados de tecido engomado da janela, basta molhá-los e retirá-los. Limpe a janela como de costume.

O que você precisa

  • Vareta que seja do tamanho da armação da janela
  • Cortinas para serem usadas com varetas
  • Ganchos auto-aderentes
  • Arame
  • Tecido de algodão
  • Amido líquido/ goma

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...