×
Loading ...

Como instalar cortinas rolô

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Seja em casas antigas ou modernas, as cortinas rolô têm voltado como uma cortina de janela popular. Suas linhas elegantes proporcionam privacidade sem um visual pesado e não obstruí a vista quando é suspensa. Quando estão estendidas, elas bloqueiam mais luz que as persianas; tornando-as ideais para salas multimídia. No entanto, devido à noção de que elas requerem instalação profissional, algumas donas de casa hesitam em comprá-las. Ao usar as ferramentas certas, as cortinas de enrolar podem ser instaladas sem esforço exagerado.

Instruções

As cortinas rolô ou cortinas de enrolar bloqueiam a luz muito bem (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Determine em qual superfície a cortina rolô será instalada. Os parafusos que vêm com a cortina normalmente são feitos para superfícies de madeira. Use parafusos de latão caso ela seja instalada em metal ou use parafuso com bucha se a instalação for feita na parede.

    Loading...
  2. Estenda a cortina completamente e segure-a na parte interna da janela. certifique-se de que nenhuma parte entre em contato com a parte superior da aduela da janela ou com qualquer coisa que possa obstrui-la quando for baixada ou subida. Quando escolher o local da instalação, desenhe uma linha de um lado em baixo do lugar onde a braçadeira será colocada. Feito isso, meça e marque o outro lado. Use um nível de carpinteiro para garantir que as marcas estão niveladas.

  3. Coloque uma das laterais curvas da braçadeira virada para a frente da aduela da janela, alinhando-a com a marca feita com lápis. Deslize a braçadeira até que a sua frente esteja a cerca de 1 cm a 1,25 cm da frente da aduela. Use um lápis para marcar pontos para a localização dos parafusos. Repita a marcação dos buracos do outro lado da aduela. Use um nível de carpinteiro para garantir que todos os buracos estejam nivelados.

  4. Fure buracos em cada um dos pontos feitos a lápis. O tamanho do buraco vai depender do tipo de parafuso que está sendo usado (parafuso para madeira, parafuso para metal ou parafusos com bucha). Os parafusos com bucha requerem um buraco mais largo e precisarão ser martelados na aduela. Siga as instruções do pacote de parafusos com bucha.

  5. Segure a braçadeira na aduela e insira um parafuso através de um dos buracos. Aperte-o com firmeza. Continue inserindo e apertando todos os parafusos dos dois lados da janela.

  6. Coloque os suportes de plástico que vêm com as cortinas rolô nas braçadeiras. Coloque as cortinas nos suportes de plástico/braçadeiras. Ponha o pino redondo da cortina no suporte de plástico/braçadeira.

  7. Estenda a cortina rolô completamente para ter certeza de que ela desenrola facilmente. Para prevenir acidentes com o cordão, prenda-o com um grampo ou pregador de roupa. Você também pode amarrar o próprio cordão, suspendendo-o para ficar fora do alcance de crianças e animais.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Caneta
  • Nível de carpinteiro
  • Furadeira com brocas
  • Chave de fenda
  • Parafusos de latão ou parafuso com bucha (opcional)
  • Martelo (opcional para o parafuso com bucha)
  • Grampos ou pregador de roupa (opcional)
Loading ...
Loading ...