×
Loading ...

Como instalar um disjuntor bipolar de 60 ampères?

Atualizado em 23 março, 2017

Um disjuntor bipolar consiste de dois disjuntores de 120 V ligados em série e protege um circuito de 240 V. Uma única alavanca conecta os dois disjuntores para que, caso ocorra o desarme de um deles, o outro também possa desarmar. Essa alavanca lhe permite ligar e desligar o circuito manualmente. Tais disjuntores são geralmente utilizados para proteger equipamentos de grande potência como aquecedores de água, ares-condicionados e secadoras de roupa.

Instruções

Não é difícil instalar um disjuntor bipolar de 60 ampères (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Desligue o disjuntor principal localizado no painel elétrico do lado de fora de sua casa. Levante a tampa do painel e localize o maior interruptor.

    Loading...
  2. Segure o invólucro com uma das mãos e remova os parafusos que o mantém no lugar. Retire cuidadosamente o invólucro utilizando ambas as mãos.

  3. Ajuste o voltímetro para uma escala de 250 V CA ou maior. Use as ponteiras do equipamento para tocar os dois terminais adjacentes dos disjuntores. Se o voltímetro não marcar nenhum valor de tensão, significa que é seguro trabalhar no painel.

  4. Localize duas baias adjacentes vazias no painel e retire as tampas delas. Encaixe o disjuntor em um ângulo de 45° na coluna central do painel. Com cuidado, abaixe o disjuntor até que se encaixe nas barras externas. Agora o disjuntor deverá estar bem fixado ao painel.

  5. Encontre os fios do novo circuito no painel. Deve haver um fio preto ou vermelho e outro verde, que será o fio terra. Alguns circuitos também possuem um fio branco.

  6. Utilize o descascador de fios para retirar cerca de 1,3 cm da isolação em ambas as pontas. Passe o fio vermelho ou preto pelo painel e insira as pontas desencapadas nos terminais do disjuntor recém instalado apertando os parafusos para fixar os fios no lugar. Passe os fios de forma ordenada ao redor do painel seguindo o trajeto dos outros fios.

  7. Faça o mesmo trajeto com o fio terra e com o neutro branco (se esse for utilizado) e conecte os fios ao barramento de aterramento. Como você está trabalhando no painel principal, os barramentos do terra e do neutro são conectados um ao outro. Se o disjuntor estiver em um painel secundário, os barramentos de neutro e terra estarão em barras separadas.

  8. Recoloque o invólucro no painel. Ligue o disjuntor principal e o novo e conecte seus aparelhos na tomada. Ligue estes para assegurar que estejam funcionando corretamente.

Loading...

Dicas

  • Disjuntores de 60 A exigem no mínimo um fio de 4 mm indo para o disjuntor e pelo menos um fio de 3 mm para o terra e o neutro.

Aviso

  • A eletricidade pode causar danos físicos ou morte. Se não se sentir à vontade ao trabalhar com eletricidade, contrate um eletricista qualificado para o trabalho.

O que você precisa

  • Chaves de fenda
  • Voltímetro
  • Descascador de fios

Referências

Loading ...
Loading ...