Como instalar espaçadores de mola helicoidal

Escrito por richard rowe | Traduzido por luiz carlos de frança júnior
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Como instalar espaçadores de mola helicoidal
Como instalar espaçadores de mola helicoidal (car spring image by Ray Carpenter from Fotolia.com)

Usados para levantar a estrutura de um veículo off-road, os espaçadores de mola helicoidal são uma ótima maneira de ganhar alguns centímetros de altura sem substituir as molas. Embora a maioria das pessoas que compram espaçadores de molas helicoidais, provavelmente, já tenha instalado algum tipo de elevador, muitos utilizam os espaçadores de mola como uma ferramenta de ajuste fino para aumentar a altura do suporte do kit de passeio. Isto fornece, mesmo para aqueles que compraram kits de altura fixa, um ajuste para a quantidade adequada de folga, sem ter que comprar novas molas.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Conjunto de espaçadores de mola helicoidal
  • Macaco hidráulico de chão
  • Compressor de mola helicoidal (opcional)
  • Separador da junta esférica
  • Chaves de fenda
  • Conjunto completo de catracas de 3/8
  • Conjunto completo de chaves
  • Alicates
  • Martelo de tamanho médio

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Instruções

    Como instalar espaçadores de mola helicoidal

  1. 1

    Solte os parafusos das rodas, enquanto o veículo ainda está no chão. Se estiver utilizando um elevador de chão, solte uma roda de cada vez. Soltar os parafusos de todas as rodas simultaneamente pode causar danos aos parafusos do lado oposto, quando o veículo se inclina para longe do elevador.

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    Erga o veículo com um macaco hidráulico de chão ou com uma estrutura de elevador. Certifique-se de utilizar os coxins originais do elevador, a fim de evitar danos ou fissuras nos componentes. Não coloque o elevador sobre o eixo, uma vez que a suspensão precisa ficar livre.

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    Coloque o elevador sob o chassi para apoiá-lo e abaixe o veículo para que entrem em contato. Você vai precisar do macaco para levantar o eixo quando colocar tudo de volta.

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    Coloque o macaco sob o eixo e levante-o até que suporte algum peso. Isso vai evitar danos aos componentes da suspensão quando o eixo estiver pendurado.

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    Retire os pneus.

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    Verifique se o eixo está firmemente apoiado no macaco, já que podem ocorrer danos a outros componentes se ele deslizar.

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    Desparafuse os amortecedores do eixo. Alguns acham que é mais conveniente desparafusar o chassi, mas, geralmente, é melhor tê-los fora do caminho.

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    Remova o contrapino da porca da barra estabilizadora, caso esteja lá.

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    Desaperte a porca castelo a partir da ligação da barra de balanço final.

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    Use a ferramenta de separação da junta esférica e um martelo para remover o ligação da barra estabilizadora, se necessário. Geralmente, a ligação vai sair com uma batida do martelo.

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    Use o compressor de mola helicoidal para segurar a mola antes de soltar os componentes. Verifique se o compressor de mola está seguro sobre as molas, caso contrário pode causar danos graves. Pode ser necessário desparafusar os retentores de mola helicoidal de um ou de ambos os lados, antes da compressão, de acordo com a marca e o modelo.

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    Abaixe o eixo à medida que for abaixando o elevador.

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    Insira o espaçador helicoidal em cima da mola.

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    Levante o elevador muito suavemente até obter o contato mola helicoidal/espaçador entre eixo e chassi adequadamente. Se você precisa fixar o espaçador no lugar durante a montagem, segure-o em torno dos lados e nunca perto do topo. Isso vai reduzir muito o risco de danos caso o compressor falhe durante a instalação.

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    Volte a colocar os retentores da mola, uma vez que consiga fazê-lo. Certifique-se de que o eixo suporta o peso da estrutura.

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    Remonte tudo na ordem inversa da desmontagem e repita o procedimento no lado oposto.

Dicas & Advertências

  • Nunca utilize espaçadores de mola helicoidal caseiros.
  • Espaçadores de varejo são projetados e testados para suportar uma carga lateral extrema, enquanto os caseiros, muitas vezes, não suportam o esforço. Uma falha no espaçador pode ocasionar um acidente catastrófico, especialmente se a estrada estiver danificada, podendo não gerar falhas imediatamente, mas sim sob a vibração em alta velocidade de viagens em rodovias.

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