Como instalar uma cerca de fazenda

Escrito por susan bolich | Traduzido por guilherme rocha
Como instalar uma cerca de fazenda
Cercas para fazenda (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Cercas de fazenda prendem vários tipos criações. O que irá ditar o tipo de material necessário será seu orçamento e que tipo de animais você quer cercar. O material mais comum utilizado por fazendeiros são arame e estacas, utilizados para cercar grandes pastos para cavalos e vacas.

Instruções

    Delimite o pasto

  1. 1

    Decida onde precisa ter acesso ao pasto e delimite a entrada. Porteiras devem ter no mínimo 3 metros de largura, largas o bastante para que uma picape ou um trator possa entrar.

  2. 2

    Determine os cantos. Se estiverem perto das fronteiras da propriedade, certifique-se dos limites precisos. Em caso de dúvida, verifique os documentos de posse da terra.

  3. 3

    Finque as estacas de maneira que você possa facilmente localizá-las a partir do ponto mais distante ao longo de cada traçado. Se a cerca subir uma colina, finque uma estaca no topo para que você possa vê-la de ambas as extremidades, mantendo assim sua cerca em linha reta.

  4. 4

    Determine se o seu pasto precisa de ângulos retos em cada canto. Caso precise de um retângulo exato, finque uma estaca para o moirão mestre de canto no ponto mais próximo a sua porteira ou celeiro como um ponto inicial.

  5. 5

    Use uma trena para medir do final do celeiro até o seu pasto e finque uma estaca para o segundo moirão de canto. Meça ou conte passos para o lado e finque a terceira estaca. Meça a mesma distância do final celeiro e finque a quarta estaca.

  6. 6

    Esquadrinhe o retângulo medindo na diagonal da estaca 1 até a estaca 3, e da estaca 2 até a estaca 4, como mostrado. Se as distâncias estiverem diferentes, mova uma das estacas de canto para dentro ou para fora até que as medições diagonais fiquem iguais.

    Como instalar uma cerca de fazenda
    Diagrama para construção de retângulo

    Escolha de material

  1. 1

    Determine os melhores materiais para o tipo de criação que você vai cercar. Bovinos conseguem atravessar o arame liso. Arame farpado pode facilmente arrancar a pele dos cavalos. Decida entre madeira e ferro, cerca de madeira ou de arame, dormentes ou moirões de canto tratados.

  2. 2

    Defina se você vai precisar de fio elétrico para reforçar a cerca. Uma cerca eletrificada requer fios especiais, isoladores e um carregador, que são despesas adicionais.

  3. 3

    Escolha os moirões de canto. Dormentes são resistentes, mas não atraentes; vigas de concreto de 15 por 15 centímetros tratadas, têm longa durabilidade, mas são caras. Moirões devem ser resistentes ao apodrecimento e suficientemente robustos para suportar a tensão do arame por muitos anos.

    Instalação dos moirões de canto

  1. 1

    Use uma cavadeira para fazer o buraco do primeiro moirão mestre de canto . Coloque a terra de lado em um balde ou amontoe. Não espalhe a terra, você vai precisar para preencher o buraco. Cave o bastante para que o buraco fique a 10 centímetros em volta de todo o moirão.

  2. 2

    Cave um buraco, com no mínimo 90 centímetros a 1 metro de profundidade para um moirão de 2 metros e meio. Alguns recomendam cavar o buraco até metade do comprimento do moirão. Sua cerca deve ter pelo menos 1,20 metro de altura, por isso use o bom senso no que diz respeito à robustez e ao quão bem os moirões vão se fixar ao solo.

  3. 3

    Se estiver usando concreto, coloque o moirão no buraco, nivele-o na vertical, e preencha o buraco com concreto. Escore o moirão com vigas ou estacas de 5 por 10 centímetros até que o concreto endureça.

  4. 4

    Coloque os moirões que não utilizam concreto nivelando verticalmente e recolocando a terra no buraco ao redor dele. Pare com frequência para socar a terra ao redor do moirão com uma barra pesada, ou com o cabo da cavadeira. Sacuda-o para assentar a terra e soque-a muitas vezes. Amontoe a terra restante ao redor do moirão. Coloque terra suficiente para segurá-lo e dar-lhe espaço para girá-lo no buraco, conforme necessário para nivelá-lo ou alinhá-lo com o traçado da cerca.

  5. 5

    Instale moirões contra-mestres de 1,20 a 1,80 metros de distância de cada lado dos moirões mestres para evitar que se inclinem. Cercas de arame exercem grande tensão nos moirões de canto, e geadas e chuvas afofam o solo ao seu redor.

    Como instalar uma cerca de fazenda
    Diagrama de instalação de moirões mestres e contra-mestres
  6. 6

    Reforce o moirão de canto, cortando uma viga de madeira tratada de 10 por 10 cm e colocando-a no comprimento entre o moirão de canto e o moirão contra-mestre. Monte a viga de reforço apoiando-a entre o moirão de canto e o moirão contra-mestre a cerca de dois terços acima do solo, nivelado horizontalmente. Pregue a viga de reforço no lugar, ou aparafuse-a com parafusos sextavados ou longos.

    Instale os moirões da cerca

  1. 1

    Defina o número de moirões: meça a distância entre os moirões contra-mestres e divida pela distância entre os moirões da cerca. Moirões em T ou ou postes redondos de madeira para arame devem ser colocados de 3,5 a 5 metros de distância.

  2. 2

    Amarre uma corda no primeiro moirão de canto e desenrole-a por todo o comprimento de um lado, ou coloque um fio de arame de um moirão mestre de canto ao outro. Estique-o firme e prenda-o para obter uma linha reta para a instalação dos moirões. Se a corda estiver na borda externa do primeiro moirão, também deverá ser guiada até a borda externa do segundo moirão mestre de canto.

  3. 3

    Instale os moirões da porteira antes dos outros moirões nesse traçado. Se utilizar porteiras prontas de metal ou porteiras de madeira, coloque-as no lugar primeiro antes de instalar outros moirões, para certificar-se de que instalou a porteira corretamente.

  4. 4

    Antes de instalar os moirões da porteira, meça a porteira (engates, se houver) e dobradiças e, em seguida, meça a distância entre a dobradiça e o engate. O portão deve abrir e fechar livremente, sem arrastar, mas não deve deixar um espaço grande demais que dê para um animal passar.

  5. 5

    Meça a distância entre os moirões da cerca e marque ou deixe deitado um moirão a cada 3,5 a 5 metros ao longo do traçado. Nivele-os à medida que for progredindo.

  6. 6

    Cave um buraco para moirões de madeira em cada marcação do traçado, não inferior a 90 centímetros de profundidade para os moirões de 2,50 metros. Instale-os da mesma forma que os moirões de canto.

  7. 7

    Mantenha os moirões nivelados, firmando-os quando estiverem apenas tocando na corda guia, assim ficarão verticalmente nivelados.

  8. 8

    Use um guia para moirões nos moirões em T. Eles devem ser presos com o lado plano na mesma direção, geralmente em direção ao pasto, para que o fio elétrico, se usado, fique na parte interior.

    Estique o arame

  1. 1

    Dê tempo para que o concreto em torno de postes de canto possa secar bem antes de esticar o arame, geralmente um ou dois dias. Arames exercem muita tensão nos moirões mestres de canto.

  2. 2

    Fixe uma extremidade do rolo de arame farpado ou liso no poste de canto (grampeie ou enrole-o em torno do moirão até que fique preso permanentemente). Se você estiver instalando quatro fios, comece a 30 centímetros acima do chão e coloque um fio a cada 25 centímetros acima disso. Caso esteja instalando três fios, aumente um pouco mais o espaço entre eles.

  3. 3

    Desenrole o arame por toda extensão lateral. Duas pessoas usando uma barra por dentro do rolo podem fazer isso de forma rápida e fácil. Se necessário, faça um suporte no engate do trator ou da picape e desenrole conforme dirige em direção ao pasto.

  4. 4

    Corte o arame de 1,2 a 1,8 metros após o segundo moirão de canto. Usando um grampo de cerca, prenda o arame frouxo no moirão de canto na mesma altura que começou no primeiro canto. Não empurre o grampo todo para dentro.

  5. 5

    Estique o arame suavemente. Puxe-o bem firme e tenha um esticador em um grampo para ajudar a segurá-lo ou coloque a sobra de 1,2 metro no engate de seu trator ou do carro e prenda firme o arame pelo grampo. Mesmo que o arame pareça solto, vai ficar preso, quando você começar a fixá-lo nos moirões.

  6. 6

    Fixe a extremidade solta do arame esticado grampeando firme no moirão de canto. Enterrar fundo demais o grampo pode partir o arame, e em algum momento você pode precisar puxá-lo para fora, por isso, não o aperte além do limite.

  7. 7

    Fixe o resto do arame nos moirões individuais na mesma altura que dos moirões de canto. Prenda o arame no lado plano da lateral dos moirões de metal usando grampos especiais que vêm com os moirões. Mantenha a altura do arame de moirão para moirão.

  8. 8

    Crave as extremidades dos grampos com um alicate para que não permitam que o arame se solte.

  9. 9

    Grampeie os arames aos moirões de madeira, tomando cuidado para não partir o arame.

  10. 10

    Enrole as extremidades do arame ao redor dos moirões de canto e grampeie-as. Corte ou grampeie qualquer ponta afiada de arame para evitar que sua criação se machuque.

    Porteiras de arame

  1. 1

    Faça uma porteira de arame, desenrolando três ou quatro arames a partir do moirão que funcionará como "dobradiça" da porteira até uma estaca de 10 cm de espessura, cortada a 1,2 metro de comprimento.

  2. 2

    Enrole as extremidades do arame em torno do moirão na mesma altura que os arames da cerca e grampeie-os.

  3. 3

    Faça uma alça de arame ao redor da parte inferior do "trinco" do moirão da porteira a 30 centímetros do chão e grampeie. Faça uma segunda alça no topo do moirão da porteira. Instale o moirão da porteira na alça da base e coloque a alça do topo em torno do moirão da porteira.

Dicas & Advertências

  • Diferentes tipos de criação requerem diferentes tipos de cercas. Pergunte aos funcionários da loja de material de fazenda para esclarecer se determinados moirões, arames, ou porteiras são do tipo adequado para cercar seus animais.
  • Tudo neste artigo pode ser feito por uma pessoa, mas o trabalho será mais fácil e rápido com duas ou mais.
  • Tenha cuidado ao esticar arame. Ferimentos graves ou danos materiais podem ocorrer se uma cerca de arame se partir.
  • Caso esteja cercando cavalos usando arame farpado, instale um pedaço de fio elétrico no lado de dentro da cerca principal.
  • Use luvas ao manusear arame farpado. Use grampeadores e clipes para reduzir o risco de lesões.
  • Dormentes são pesados, manuseie-os com cuidado, de preferência com outra pessoa ajudando.

O que você precisa?

  • Moirões de madeira ou moirões em T
  • Arame liso ou farpado
  • Estacas de marcação em madeira ou metal
  • Martelo
  • Alicate
  • Nível
  • Cavadeira
  • Corda
  • Trena
  • Grampos de cerca

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível