×
Loading ...

Como instalar a fiação de um ponto de luz

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Pontos de luz são energizados pela eletricidade que passa através de fios de um painel de circuito para uma caixa de junção e, então, para a instalação. A corrente elétrica é ligada e desligada por um interruptor, normalmente um de pólo único. Todos os projetos de instalações elétricas, como instalar um ponto de luz, seguem o mesmo procedimento. Pontos de luz, sejam eles grandes ou pequenos, são todos cabeados da mesma forma.

Todos os projetos de instalações elétricas, como instalar um ponto de luz, seguem o mesmo procedimento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O ponto de partida

Para todos os projetos de fiação elétrica, o primeiro passo é desligar a chave geral. O próximo passo é instalar conduítes e caixas de junção nos locais desejados e conectá-los ao painel de serviço. Monte a instalação. Quando ela estiver completa, alimente a fiação através do conduíte do painel, o interruptor e então a instalação.

Loading...

Passando os fios

Com a energia desligada, não há uma ordem estabelecida para passar e conectar os fios, mas é um bom protocolo de segurança estabelecer uma ordem a seguir em cada projeto, sempre. Na caixa de interruptores, existem um fio condutor e um fio terra passando pelo painel de serviços. Isso leva energia até o interruptor, mas não até a instalação, e fornece uma conexão terrestre para a chave. A partir da instalação até o interruptor, existe uma chave, ou um fio de controle da instalação. Isso levará energia do pólo único até a instalação quando ela estiver ligada. Existem ainda os fios neutros e terra, que se prendem da instalação até o painel de serviço.

Conectando os fios

O próximo passo é fazer todas as conexões. Desencape 2 cm da cobertura de todas as extremidades dos fios que serão conectados na caixa de interruptores e na instalação. Comece pela instalação, com a chave orientada de forma que a posição de "ligado" e "desligado" esteja correta; conecte o fio condutor colorido ao seu parafuso correspondente, que fica na parte de baixo do interruptor de pólo único. Conecte o fio terra verde ao parafuso verde no verso do interruptor. Finalmente, conecte o fio colorido da chave no parafuso designado no topo. Agora, conecte o fio colorido da chave da caixa de interruptores ao fio colorido que vem da instalação. Finalmente, conecte o fio terra verde do painel de serviço até o fio verde que sai da instalação. Todos os passos para conectar os fio estão completos. Quando o circuito estiver ligado outra vez, o interruptor de pólo único permitirá que a corrente elétrica flua para o ponto de luz quando estiver na posição de "ligado" e desligará a corrente elétrica quando estiver na posição de "desligado".

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...