×
Loading ...

Como instalar um filtro secador na linha de sucção na direção correta do fluxo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um filtro secador em um sistema de ar condicionado ou refrigeração captura os contaminantes no refrigerante. O da linha de sucção, um filtro de fluido refrigerante unidirecional, impede que os contaminantes alcancem o compressor da unidade de condensação. Ele impede os contaminantes de bloquearem a bobina do evaporador ou a válvula de expansão térmica. O tamanho do tubo de um filtro secador, o tipo de fluido, a taxa de fluxo deste e as capacidades de filtragem devem corresponder à unidade de condensação que protege. Muitas delas vêm com um filtro secador pré-instalado no interior. Outros fabricantes fornecem um filtro secador para o técnico para instalar na linha de sucção.

Instruções

Instale o filtro secador o mais próximo possível do condensador (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Meça com uma fita métrica o local do filtro secador entre as terminações do tubo. As conexões dos tubos, localizados em cada extremidade do filtro, contém ligações de 1,3 cm na extremidade. Elas evitam que a tubulação do refrigerante chegue no filtro secador.

    Loading...
  2. Coloque duas marcas a lápis na linha de sucção. Faça a primeira marca a 15 cm da unidade de condensação. A segunda marca deve ser feita no local apropriado na linha de sucção que vai para o filtro secador, usando a distância medida entre as terminações da tubulação como um padrão de referência.

  3. Corte o tubo do refrigerante nas marcas feitas a lápis com cortadores de tubo. Ele usa uma roda de corte para cortar a linha de sucção. A roda faz um corte com borda lisa, sem rebarbas. Descarte a seção removida.

  4. Lixe as pontas da sucção cortadas com uma lixa.

  5. Localize uma seta no filtro secador da linha de sucção. Ela identifica a direção do fluxo do refrigerante no filtro, guiando até a unidade de condensação.

  6. Retire as tampas de plástico do filtro secador. Duas tampas cobrem as conexões de tubos e duas cobrem as portas de serviço, localizadas na carcaça do filtro.

  7. Deslize cada uma das ligações de tubos do filtro de secagem até as extremidades de corte da linha de sucção, com a seta do filtro voltada para a unidade de condensação. Empurre cada extremidade da linha de sucção em sua respectiva conexão até atingir a ponta do tubo.

  8. Purgue com nitrogênio a linha do tubo do refrigerante. Utilize uma das portas de serviço do filtro secador para o acesso à linha.

  9. Umedeça dois panos com água. Coloque um pano no filtro e o outro na válvula de serviço da unidade de condensação. A válvula liga o tubo de sucção à medida que entra na unidade de condensação.

  10. Aqueça uma das conexões da tubulação do filtro secador com uma chama de oxigênio-acetileno. Solde os tubos de ligação do filtro com uma solda à base de prata. Repita este procedimento na segunda conexão da tubulação também.

  11. Deixe o local em o que o filtro se encontra resfriar antes de retirar o pano.

  12. Ponha a fiação de válvulas agulha fornecida pelo fabricante do filtro secador nas portas de serviço. Aperte as válvulas com a extremidade no formato de C em uma das tampas das válvulas de serviço.

  13. Parafuse as tampas das válvulas de serviço do filtro secador nas portas.

Loading...

Aviso

  • Faça um teste de vazamento em todos os acessórios soldados na unidade de condensação, na bobina do evaporador e em quaisquer acessórios nas linhas do fluido refrigerante antes de carregar o sistema com o refrigerante.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Lápis
  • Cortador de tubos
  • Lixa
  • Nitrogênio
  • Retalhos
  • Água
  • Chama de oxigênio-acetileno
  • Solda a base de alumínio

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...