×
Loading ...

Como instalar e fixar uma morsa em sua bancada

Atualizado em 21 julho, 2017

Uma morsa deve ser fixada em sua bancada de trabalho, pois utilizar uma morsa solta pode ser muito perigoso, já que ela pode se mover, tombar ou até cair. O objeto preso pela morsa pode escorregar ou escapar das garras da ferramenta, podendo causar ferimentos. Imagine o que aconteceria se você estivesse polindo um pedaço de metal que não está devidamente preso por sua morsa. Prender essa ferramenta em uma grande bancada permite que você utilize a força de alavanca para apertar suas garras, podendo assim trabalhar com mais segurança e de modo mais eficiente.

Instruções

Instalar e fixar uma morsa em sua bancada é rápido e fácil (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Compre uma morsa em sua loja local de ferragens ou ferramentas. Faça um pedido online se precisar de um tipo especial da ferramenta que não é oferecida no local onde você vive.

    Loading...
  2. Determine se quer instalar sua morsa na borda frontal direita ou esquerda de sua bancada, além da altura que você deseja utilizar para ela. Prenda sua morsa diretamente na bancada se isso lhe fornecer o nível correto de trabalho (nesse caso, pule para o Passo 6). Entretanto, se for melhor instalar sua ferramenta com uma elevação maior que a da bancada, continue no Passo 3.

  3. Calcule a quantidade de peças de madeira compensada que você precisará para elevar sua morsa ao dividir a elevação necessária por 1,9 cm. Determine o comprimento e largura dos pedaços de compensado medindo o comprimento e largura da base de sua morsa e adicionando 5 cm em ambas medidas. Sua ferramenta ficará situada no meio da madeira compensada, com uma borda de 2,5 cm em cada lado. Use uma fita métrica, lápis e um escalímetro para desenhar linhas de corte em seu compensado. Corte a madeira com uma serra circular.

  4. Coloque um pedaço da madeira compensada cortada em sua bancada de trabalho e coloque sua morsa exatamente no centro dessa peça. Use um lápis para marcar o contorno dos buracos na base da ferramenta onde os parafusos serão inseridos para prendê-la na bancada. Remova a morsa do topo da madeira, use a furadeira para criar o furo através desse material e utilize esse pedaço de madeira para marcar a localização onde você deve furar os outros compensados.

  5. Use travas ou fita adesiva para prender o pedaço de madeira compensada que você acabou de furar no topo das peças que ainda serão furadas, uma de cada vez. Posicione sua furadeira em cima dos buracos e fure quatro orifícios em cada uma das peças de compensado. Cole as placas de madeira juntas, certificando-se de que os buracos estejam alinhados inserindo temporariamente os quatro parafusos.

  6. Coloque usa morsa no topo da bancada ou pilha de madeira compensada, caso seja necessário elevá-la. Insira os parafusos através da base da morsa, atravessando os quatro buracos que você furou na bancada. Debaixo dessa bancada, coloque uma arruela de 5 cm pela ponta do parafuso, adicione uma arruela com trava e finalize com uma porca nessa ponta. Repita o procedimento para cada parafuso restante e aperte a porca manualmente; em seguida, aperte-a firmemente com uma chave de boca. Se estiver usando a morsa com a superfície elevada, lixe as partes laterais da pilha de madeira.

Loading...

Dicas

  • Seja preciso na realização de suas medições, cortes e alinhamento da pilha de madeira para obter uma aparência profissional.
  • Se estiver construindo uma bancada com pouco espaço disponível, pode ser útil saber que uma pequena bancada de trabalho dobrável -- que é oferecida com uma morsa que você pode instalar -- pode ser encontrada em grandes lojas de ferragens.

Aviso

  • Mantenha a cola para madeira longe dos orifícios nas peças de compensado, se você elevar sua morsa. Isso vai evitar que a cola grude em seus parafusos.

O que você precisa

  • Bancada de trabalho
  • Morsa para bancada
  • Furadeira e broca de 3/8 polegadas
  • Quatro arruelas de 5 cm
  • Quatro porcas e parafusos de 3/8 polegadas (verifique se os parafusos se encaixam corretamente na morsa de bancada)
  • Quatro arruelas de trava
  • Chave de boca (chave inglesa)
  • Meia folha de madeira compensada de 1,9 cm ou 3/4 polegadas (opcional)
  • Cola para madeira (opcional)
  • Lápis de carpinteiro e ferramenta para afiar (opcional)
  • Fita métrica (opcional)
  • Escalímetro (opcional)
  • Travas ou fita adesiva (opcional)
  • Serra circular (opcional)
  • Um pedaço de papel de lixa de grão médio (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...