×
Loading ...

Como instalar uma janela com blocos de vidro em um quadro de madeira

É fácil instalar uma janela com blocos de vidro. A maioria das pessoas costuma instalá-las em porões ou em aberturas de concreto, mas fazer a sua montagem em quadros de madeira ou em outros níveis envolve o mesmo procedimento. Utilizando os materiais corretos e preparando-se adequadamente, será possível completar o trabalho em pouco tempo.

Instruções

As janelas com blocos de vidro combinam segurança e beleza (glass block image by Sunshine Photos from Fotolia.com)
  1. Remova a antiga janela e a ombreira, usando um pé de cabra e uma serra circular.

    Loading...
  2. Meça a abertura, subtraindo 1,5 cm do comprimento e da largura. Compre o bloco de vidro em uma loja de materiais de construção. Caso não encontre o tamanho correto, encomende uma janela fabricada especialmente para a sua casa, utilizando os blocos de vidro do fabricante, que podem ser encontrados em um guia, por telefone ou pela internet.

  3. Parafuse o bloco de madeira na parte de baixo da principal placa do peitoril, há vários centímetros da extremidade do orifício. Isso fará com que a janela não caia para dentro no decorrer da instalação. É possível determinar a distância do local onde o bloco será colocado, analisando se os blocos de vidro serão fixados de maneira nivelada com o lado externo da casa ou se serão inseridos junto ao quadro da janela.

  4. Coloque o painel dos blocos de vidro no devido lugar, apoiando-os em duas cunhas. Seria bom ter um ajudante posicionado dentro da casa, evitando que a parte inferior do painel deslize.

  5. Centralize o painel na abertura, usando uma fita métrica para certificar que existe uma folga igual em cada um dos lados. Delicadamente, bata as cunhas até que o painel esteja fixado no peitoril a cerca de 3 mm a 6 mm.

  6. Coloque o nivelador sobre as cunhas, trabalhando com ele até que as peças de madeira alcancem o nível desejado. Mais uma vez, peça para um ajudante ficar do lado de dentro da casa, a fim de que ele coloque a terceira cunha no centro do painel.

  7. Misture a argamassa em pequenas porções e coloque-a em um compensado de madeira para facilitar o uso. Em primeiro lugar, faça o acabamento da parte inferior e deixe secar. Mantenha distância das cunhas. Passe a argamassa nos lados com uma espátula de acabamento e uma colher de pedreiro. Depois que a argamassa secar, utilize uma espátula niveladora para alisá-la.

  8. Retire as cunhas depois do acabamento secar por cerca de duas horas, preenchendo os orifícios onde elas estavam. Vede a parte superior do peitoril na parte de dentro e de fora, utilizando uma massa para calafetar. Espere duas semanas antes de pintar a argamassa.

Loading...

O que você precisa

  • Espátula para acabamento
  • Espátula niveladora
  • Colher de pedreiro
  • Bolsa de argamassa (27 kg)
  • Bloco de madeira (cerca de 20 cm de comprimento e 10 cm de espessura)
  • Compensado de madeira pequeno
  • Serra circular ou serrote
  • Pé de cabra
  • Nivelador
  • 3 cunhas de madeira de 5 cm x 10 cm
  • Fita métrica
  • Silicone ou látex para calafetar

Referências

Loading ...
Loading ...