Mais
×

Como instalar uma luminária externa em paredes de tijolos aparentes

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Existem vários estilos de iluminação externa. Um dos mais comuns são as luminárias para varandas, instaladas próximo à porta de entrada. Se a parede externa da sua casa for de tijolos aparentes, precisará de fixadores especiais para instalá-las. O tipo de fixador depende, principalmente, do peso da luminária. As mais pesadas exigem fixadores mais robustos. Além disso, considerando que ela ficará exposta ao tempo, é importante que os fixadores sejam de aço inox, para que não enferrujem e enfraqueçam.

Instruções

Luminária em uma parede de tijolos expostos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Localize a abertura na parede por onde sai a fiação elétrica. Verifique os fios utilizando o testador de circuitos, para certificar-se de que poderá trabalhar com segurança. Caso os fios estejam energizados, desligue a força no quadro de distribuição.

  2. Centralize a luminária sobre a abertura na parede. Segure o nível próximo a ela e ajuste-a, para que fique nivelada na parede. Com um pedaço de giz, marque os locais onde os furos dos parafusos serão feitos. Se possível, ajuste a luminária, de modo que cada furo fique posicionado sobre um tijolo, em vez de ficar sobre a argamassa. Guarde a luminária para usá-la depois.

  3. Faça furos-guia em cada uma das marcas de giz na parede utilizando o martelo rotativo e a broca. O tamanho da broca depende do tipo de chumbador a ser utilizado. Geralmente, um chumbador de 1/4" será suficiente para fixar a luminária no local desejado.

  4. Aspire o pó de cada um dos furos-guia. Segure a luminária próxima à fiação. Ligue o fio preto da luminária no fio preto saindo da parede. Coloque um conector de torção nos dois fios. Repita o mesmo procedimento com os fios brancos e verdes. Em vez de um fio verde, algumas luminárias podem ter um parafuso de aterramento. Nesse caso, enrole o fio verde nesse parafuso e aperte-o, para prendê-lo.

  5. Insira um chumbador em cada um dos furos da luminária. Alinhe os chumbadores com os furos na parede. Martele levemente cada um dos chumbadores no furo, apertando o máximo possível as porcas com os dedos. Utilize uma chave de porca para concluir o aperto.

O que você precisa

  • Testador de circuito
  • Nível
  • Giz
  • Martelo rotativo
  • Broca para alvenaria
  • Aspirador de pó
  • Conectores de torção
  • Chumbadores
  • Chave de porca
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article