×
Loading ...

Como instalar e montar luzes sob gabinetes

A instalação de luzes sob gabinetes é uma ótima maneira de adicionar beleza e eficiência a qualquer cozinha. Iluminação para serviços é disponibilizada tanto em 110 V como em estilos de baixa tensão, sendo essa última opção a mais vendida no mercado. É tão fácil e seguro trabalhar com essas luzes que até mesmo um iniciante pode terminar com sucesso o projeto na primeira tentativa. Iluminação para serviços podem utilizar lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou diodos emissores de luz (LEDs), que é a que opera mais fria e gasta menos energia. Iluminárias desse tipo são disponibilizadas como luminárias montadas na superfície ou como luminárias embutidas. Utilize as de baixa tensão, montadas na superfície, pois para instalá-las não é necessário utilizar o espaço interno do gabinete.

Instruções

Luminárias LED sob gabinetes são uma ótima forma de embelezar cozinhas e economizar energia (kitchen 17 image by redking from Fotolia.com)
  1. Escolha o tipo de luminária LED que criará o efeito de iluminação que você deseja. Luzes no formato de fita são as melhores escolhas para uma iluminação uniforme da superfície de trabalho e, ao contrário de suas antecessoras fluorescentes de 110 V, elas são faixas compactas que ocupam pouco espaço. Luminárias "puck" têm o tamanho e o formato de um disco de hockey e criam focos de luz na superfície do balcão, o que muitas pessoas acham esteticamente agradáveis. Caso deseje reposicionar as luzes sem precisar utilizar qualquer ferramenta, conjuntos de luzes lineares são uma boa escolha. As cabeças individuais das lâmpadas no conjunto linear deslizam em um trilho motorizado, o que torna possível posicionar facilmente as luzes onde você precisa.

    Loading...
  2. Faça o traçado da localização das luminárias e fure um buraco com a broca de 3/8" pelas faixas de separação do gabinete. Isso permitirá o roteamento da fiação de baixa tensão pelas seções do gabinete.

  3. Monte as luminárias na parte inferior dos gabinetes, utilizando os parafusos para madeira fornecidos com as luminárias.

  4. Utilizando o alicate diagonal ou o cortador de fios, corte fio de baixa tensão para conectar as luminárias. Corte em um tamanho suficiente para que haja pouca folga após serem conectados nas luminárias. Não faça um corte muito curto, de modo que os fios fiquem esticados, pois eles eventualmente soltarão dos terminais.

  5. Utilize o desencapador de fio para retirar 6,3 mm a 9,5 mm de isolação das pontas dos fios.

  6. Conecte também as luminárias individuais, tomando cuidado para não inverter a polaridade da fiação. As lâmpadas LEDs são unidades de corrente contínua (DC), então sempre conecte o fio vermelho ao terminal vermelho ou "+" e o fio preto ao terminal preto ou "-". Prenda o fio na parte inferior do gabinete utilizando as braçadeiras com adesivos.

  7. Conecte os cabos de saída do transformador a uma luminária próxima da tomada que você deseja ligar o transformador.

Loading...

O que você precisa

  • Luminárias para luzes de baixa tensão
  • Transformador para luzes de baixa tensão
  • Fio flat de baixa tensão
  • Equipamentos para montagem
  • Furadeira com broca de 3/8"
  • Broca chata, em forma de pá
  • Chaves de fenda
  • Alicates diagonais/cortadores de fios
  • Desencapador de fio
  • Braçadeira de cabo com adesivo

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...