×
Loading ...

Como instalar piso laminado no banheiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O piso laminado pode aquecer o seu banheiro bem mais do que azulejos. No entanto, por serem ambientes cheios de umidade e água, o piso laminado regular pode empenar ou deformar. Os fabricantes intervieram no intuito de suprir essa demanda e ofereceram um piso laminado a prova d'água para banheiros e áreas úmidas. Esse tipo de piso também pode ser instalado sobre pisos de vinil ou azulejo já existentes, permitindo que você facilmente modernize seu banheiro.

Instruções

Piso laminado pode ser utilizado nos banheiros (johnloo/flickr.com)

    Instalando piso laminado nos banheiros

  1. Compre o piso laminado à prova d'água. Esse tipo especial de piso pode não ser encontrado em todas as lojas, assim, você deve procurá-lo em lojas ou depósitos especializados.

    Loading...
  2. Remova todos os rodapés das paredes.

  3. Certifique-se de ter uma boa e plana superfície para trabalhar, que esteja livre de sujeira e escombros. Se for instalar sobre um contrapiso, garanta que não haja pregos ou parafusos protuberantes. O piso laminado pode ser assentado sobre outros pisos como os de azulejo.

  4. Desligue o registro de água e retire o vaso sanitário. Isso permitirá que você coloque o piso abaixo do vaso até que ele atinja a borda, dando um visual muito melhor ao piso.

  5. Assente a barreira de umidade plástica sobre o contrapiso ou sobre o piso já existente. Você pode passar fita adesiva nas pontas pata mantê-la no lugar. Desenrole a espuma protetora sobre a barreira de umidade. Você terá que recortar os buracos para as bordas do vaso, armários ou qualquer encanamento existente.

  6. Comece pela quina do banheiro. Posicione o primeira peça de laminado a cerca de 3 mm de cada parede. Você pode utilizar espaçadores de piso para garantir o espaçamento correto.

  7. Posicione a segunda peça do laminado contra a primeira, de modo que as extremidades mais curtas se toquem. Pegue o bloco de madeira e coloque-o contra a extremidade oposta da segunda peça. Com um martelo, bata gentilmente sobre o bloco para que as duas tábuas se prendam.

  8. Repita esse processo até atingir a parede oposta. Provavelmente, você terá que cortar a última prancha para poder encaixá-la com a parede. Não se preocupe, é assim mesmo. Meça o espaço e corte a prancha para que ela sirva. Use o pé de cabra e o bloco de madeira para facilitar a colocação dessa última prancha.

  9. Pegue a prancha cortada e comece uma nova fileira, próxima da primeira fileira de piso. Você deve escalonar as pranchas no intuito de dar ao piso um visual mais natural. Repita essa operação até terminar a segunda fileira.

  10. Quando alcançar a borda do vaso, você terá que utilizar uma serra de mão, cortando o piso para que o vaso caiba. Faça a mesma coisa caso você tenha algum encanamento que passe pelo chão.

  11. Meça e corte a moldura para ser assentada ao longo das paredes.

  12. Aplique uma faixa de selante de silicone nas extremidades de duas pranchas que se encontram. Limpe o excesso. Isso ajudará a evitar que qualquer umidade infiltre entre as pranchas. Também preencha qualquer falha entre o laminado e o encanamento.

Loading...

Dicas

  • A espuma de proteção vem em várias profundidades e qualidades. Escolha a que melhor atenda às suas necessidades. Algumas delas ainda vêm com a barreira de umidade embutida.
  • Se necessário, você pode deixar o vaso sanitário no lugar e cortar o piso laminado para encaixar.

O que você precisa

  • Piso laminado resistente à água
  • Martelo
  • Bloco de madeira
  • Pé de cabra
  • Selante de silicone
  • Trena
  • Serra de mesa
  • Moldura

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...