Mais
×

Como instalar piso de madeira sobre revestimento de cerâmica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A madeira é um dos materiais de acabamento mais populares disponíveis para os proprietários. Ela funciona bem com praticamente qualquer decoração e adiciona uma sensação de calor para a casa. Ao instalar madeira sobre pisos de cerâmica existentes, é melhor escolher um sistema flutuante. Isso significa que as tábuas de madeira estão ligadas umas às outras, mas não à base. Com a instalação correta, seu novo piso de madeira durará muitos anos e exigirá pouca manutenção. Siga estes passos.

Instruções

Piso de madeira acabado (Wiki Commons)
  1. Meça o espaço para determinar a quantidade de material que você precisará comprar. Multiplique o comprimento e a largura do espaço para determinar a área.

  2. Compre seu material de revestimento em uma loja de produtos para a casa ou em uma loja de material de construção. Adicione cerca de 10 por cento para o número que você calculou no passo 1 para prever tábuas danificadas ou descoloridas e para permitir futuros reparos.

  3. Retire os rodapés e peças de acabamento de todo o perímetro da sala para que você tenha espaço para trabalhar. Remova todos os pregos dispersos dessas peças e coloque-os de lado para reutilização.

  4. Cubra a cerâmica com um filme de polietileno de 6 mm. Sobreponha as divisões alguns centímetros e, em seguida, use uma fita adesiva para prender o filme no lugar.

  5. Coloque uma única camada de compensado de 6 mm em toda a superfície do chão. Isso dará algo para anexar o seu piso de madeira e também fornecerá nível e base estáveis. Usando pelo menos 10 pregos por folha, aperte o compensado no lugar usando pregos de alvenaria.

  6. Comece a colocar o piso ao longo da parede mais longa do cômodo. Adicione uma lacuna de 1 cm na base da parede para permitir a expansão. O lado "língua" da madeira deve ficar voltado para parede.

  7. Aplique uma camada de cola para piso de madeira ao lado da língua de uma prancha de madeira e, em seguida, deslize-o cuidadosamente contra a primeira linha de revestimento de modo que o macho e fêmea se conectem. Coloque um caibro 5 cm x 10 cm no chão ao lado das tábuas e bata com um martelo de borracha para certificar-se de que o piso esteja bem conectado.

  8. Repita o passo 6 ao longo do piso e certificando-se de escalonar as articulações ao longo de cada linha. Use uma serra de mitra para cortar placas conforme necessário para fazê-las encaixar e descarte todos os pedaços mais curtos do que 30 cm de comprimento. Adicione outra lacuna de 1 cm na parede oposta.

  9. Reinstale placas de base usando um martelo e pregos de acabamento para cobrir as juntas de dilatação e concluir o projeto.

Dicas

  • Escolha um material com um revestimento integrado de espuma se quiser abafar ruídos.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Martelo
  • Filme de polietileno de 6 mm
  • Compensado de 6 mm
  • Furadeira
  • Pregos de alvenaria
  • Piso flutuante
  • Piso adesivo
  • Serra de mitra
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article