Mais
×

Como instalar pisos no chão de um quarto irregular

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Em um projeto normal de colocação de pisos no chão, o ambiente divide-se em quatro quadrados iguais e os pisos se colocam começando no meio para certificar-se de que os cortes parciais nas paredes sejam iguais em todos os lados. No entanto, se o cômodo for irregular e apresentar detalhes que possam forçar cortes de mau aspecto, você deverá planejar e criar o leiaute apropriado cuidadosamente para evitar surpresas.

Instruções

  1. Use o giz para traçar uma linha na parte média do chão em cada direção de forma que as duas se encontrem no centro, dividindo a sala em quatro partes. Não importa que não tenham o mesmo tamanho (devido à forma irregular do lugar), mas sim que sejam similares.

  2. Coloque os pisos sem a argamassa, começando pela interseção e seguindo as linhas nas quatro direções. Certifique-se de deixar os espaços definitivos entre elas. Percorra as linhas de parede a parede e ao redor das obstruções (como uma linha de cozinha) e áreas que se sobressaiam (como uma chaminé). Não coloque pisos no resto do chão.

  3. Verifique as posições finais dos pisos em todas as paredes e ao redor das obstruções. Se houver uma área na qual o piso deva ser cortado para um tamanho menor a 5 cm, reajuste o leiaute, mesmo que o outro extremo da linha fique de um tamanho diferente (por exemplo, se você tiver um corte de 3,5 cm de cada lado, mova o leiaute 3,5 cm em direção a qualquer uma das paredes para deixar um piso inteiro em um extremo e um corte de 7 cm no outro).

  4. Continue reajustando as linhas até certificar-se de que não haja cortes muito finos ou irregulares em qualquer parede ou obstrução.

  5. Coloque reboco ao longo das linhas do leiaute ajustado, começando pelo centro da sala. Ajuste os pisos no lugar e vá em direção às paredes usando as linhas como guias e completando o resto para formar uma grade. Faça os cortes necessários e deixe descansar a noite toda.

  6. Aplique reajunte nos pisos com a talocha, começando em uma quina e trabalhando em seções de poucos metros quadrados. Em cada seção, coloque o reboco nas linhas, aperte-o com o piso, deixe descansar por um minuto e limpe o excesso com uma esponja. Deixe secar por dois dias antes de usar o chão.

Aviso

  • Use proteção ocular ao cortar os pisos.

O que você precisa

  • Giz
  • Fita métrica
  • Piso
  • Reboco
  • Espátula dentada
  • Cortador de azulejos
  • Reajunte
  • Talocha
  • Esponja
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article