×
Loading ...

Como instalar pisos de granito sobre cimento

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O granito é uma pedra natural usada na criação de bancadas e pisos. Como são feitos de pedra, pisos de granito são incrivelmente fortes e duráveis. É bastante caro inicialmente, mas dura por décadas e pode ser mais barato, a longo prazo, do que outros materiais de revestimento . A maioria dos revestimentos de granito são vendidos em azulejos de 30 por 30 centímetros. Eles estão disponíveis em diversas cores e desenhos e podem ser colocados por você mesmo ao longo de um fim de semana.

Instruções

Aprenda como instalar pisos de granito (granite rose image by christophe crayssac from Fotolia.com)

    Preparo do chão de cimento

  1. Examine o seu chão de cimento. O granito deve ser instalado sobre um piso forte e uniforme. Apesar do cimento ser forte, muitas vezes possui elevações, pontos baixos e fendas ou buracos. Use o seu nível para verificar se há áreas altas ou baixas, que devem ser niveladas antes da instalação do granito.

    Loading...
  2. Remova elevações ou cumes no cimento usando um amolador. Tenha cuidado para não exagerar e criar uma depressão.

  3. Preencha fissuras ou falhas usando um epóxi de calafetagem de concreto. Este material é injetado utilizando uma pistola de calafetar. Certifique-se de preencher a rachadura completamente e limpe o excesso de material da superfície antes de prosseguir.

  4. Nivele pontos baixos preenchendo-os com um composto de nivelamento de concreto. Misture este material com água, de acordo com as instruções da embalagem, e, em seguida, aplique-o sobre as áreas baixas no chão, usando uma espátula. Espere o composto secar completamente antes de instalar o granito.

  5. Limpe o chão para remover toda a poeira, sujeira e detritos restantes. Varra ou use um aspirador para garantir que o piso esteja completamente liso e sem poeira.

  1. Encontre o centro da sala. Meça as paredes para determinar o ponto médio de cada uma e, em seguida, faça uma linha com giz a partir do centro de cada parede. O ponto em que as duas linhas se cruzarem é o centro da sala. Iniciar sua instalação neste ponto ajuda você a mascarar a aparência de paredes tortas ou irregulares.

  2. Coloque suas lajotas começando do centro da sala, mas sem utilizar nenhuma cola. Simplesmente coloque os azulejos no padrão desejado e corte os excedentes no tamanho certo. Você vai precisar de uma serra molhada com uma lâmina de diamante para cortar granito. Esta ferramenta pode ser alugada em diversas lojas.

  3. Espalhe uma camada fina de argamassa de cimento pelo chão usando uma espátula. Aplique argamassa suficiente para cobrir de 2 a 3 filas de azulejos de cada vez.

  4. Coloque o azulejo sobre a argamassa. Pressione cada peça firmemente no lugar com a mão. Utilize um espaçador para criar linhas de argamassa iguais entre cada um.

  5. Aguarde a argamassa secar e então retire os espaçadores. Misture rejunte de acordo com as instruções da embalagem e, em seguida, despeje sobre as peças. Use uma talocha para empurrar a argamassa para as juntas entre cada azulejo. Limpe o excesso para fora da superfície dos ladrilhos, imediatamente, usando um pano úmido ou uma esponja. Para juntas menores que 3 milímetros, use uma argamassa sem areia. Se as juntas forem maiores do que 3 milímetros use uma argamassa areada.

Loading...

Dicas

  • A vedação de pisos de granito não é tão comum quanto a selagem de bancadas. Isto é porque os pisos são sujeitos a menos manchas do que bancadas. Não há necessidade de selar o granito polido, mas você pode querer selar o granito cru. Despeje um selador de impregnação sobre a lajota e espalhe-o por toda a superfície com uma espátula. Não tente pintar ou usar outro método, pois isso não vai ser suficiente para realmente selar o granito.

O que você precisa

  • Azulejos de granito
  • Amolador
  • Espátula
  • Composto de nivelamento
  • Epóxi concreto para calafetagem
  • Aspirador de pó
  • Vassoura
  • Serra molhada com lâmina de diamante
  • Cimenticola
  • Água
  • Espaçadores de telha
  • Reboco
  • Talocha
  • Selador de granito

Referências

Loading ...
Loading ...