×
Loading ...

Como instalar placas de madeira com encaixe macho e fêmea na parede

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma parede revestida com madeira é uma alternativa mais natural do que o gesso comum ou acartonado, e também uma boa opção para esconder paredes em mau estado de conservação. As placas de madeira são instaladas seguindo o mesmo conceito geral dos pisos, ou seja, conectando os encaixes macho e fêmea nas extremidades das peças. Entretanto, essas placas são mais longas do que as réguas dos pisos, por isso é possível cobrir toda a parede sem ter que alinhar as peças, que devem ser afixadas diretamente nas vigas da parede. Geralmente, as placas são de madeira macia, como o pinho ou o cedro, utilizado em armários.

Instruções

O revestimento de madeira deixa o ambiente mais elegante (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  1. Utilize o detector eletrônico para localizar todos os obstáculos na parede. Desenhe linhas verticais com o lápis e o nível para indicar a localização de cada obstáculo.

    Loading...
  2. Desenhe uma linha horizontal ao longo de todo o comprimento da base da parede a uma altura de 32 cm a partir do piso.

  3. Segure a fita métrica ao longo da parte de baixo da parede para medir o comprimento. Marque a medida em uma das placas de encaixar e utilize a serra de mesa para cortar conforme esse comprimento.

  4. Posicione a placa de modo que fique alinhada abaixo da linha horizontal, com o lado com o encaixe macho virado para cima. Deixe um espaço de 1,2 cm abaixo da régua do piso. Prenda a placa com o pregador pneumático, cravando os pregos na face da placa nas extremidades superior e inferior de cada viga.

  5. Meça e corte a segunda placa. Posicione-a acima da primeira, encaixando as duas firmemente nos encaixes macho e fêmea. Prenda a segunda placa com um único prego do pregador pneumático através da lateral da placa, em ângulo descendente, em cada ponto em que a placa cruzar com uma viga, de modo que a cabeça do prego seja escondida pela placa seguinte.

  6. Siga o mesmo procedimento para afixar o restante das placas, subindo do piso em direção ao teto. Use uma serra de mesa para cortar a placa superior no sentido do comprimento, de modo que haja um espaço de 1,2 cm na junção da parede com o teto.

  7. Meça, corte e pregue tanto no piso quanto no teto um arremate para esconder os espaços deixados.

Loading...

O que você precisa

  • Detector eletrônico de obstáculos
  • Nível
  • Lápis
  • Revestimento de madeira para parede com encaixe macho e fêmea (30 cm de largura e mais longas do que a parede)
  • Pregador pneumático
  • Serra meia-esquadria
  • Serra de mesa

Referências

Loading ...
Loading ...