on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como instalar portas vaivém internas

Se você tem uma vão de passagem em sua casa onde você gostaria de instalar uma porta, considere portas vaivém para esse espaço. A instalação é tão simples quanto a de uma porta tradicional. Portas vaivém, também conhecidas como portas bang bang, vêm em uma variedade de estilos, portanto escolha uma que realce a aparência do seu cômodo. Visto que portas vaivém normalmente são unidades com duas portas lado a lado ao invés de uma, elas funcionam melhor em aberturas mais amplas, tais como entradas da cozinha

Instruções

Portas vaivém tem diversos estilos (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)

    Instalando a porta vaivém

  1. Compre duas portas para preencher seu espaço. Meça o vão da porta e divida o número por dois. Cada porta precisará ser aproximadamente deste tamanho. Subtraia a largura das dobradiças em cada lado, geralmente entre 6 e 12 mm. Planeje para que suas portas se toquem levemente no centro ou deixe um pequeno vão entre elas. O comprimento cabe a você decidir – parcial ou total –, contanto que as portas balancem livremente em cima e em baixo.

    Loading...
    Meça o vão da porta (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)
  2. Use dobradiças de mola. Instale-as exatamente como se fossem dobradiças normais. A vantagem: elas irão permitir que as portas se abram em ambas as direções e voltem às suas posições originais. Dobradiças de mola, disponíveis na maioria das lojas de materiais de construção, frequentemente são mais caras que dobradiças tradicionais.

    Compre dobradiças de mola em lojas de materiais de construção (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  3. Determine a distância entre as dobradiças. Instale duas ou três dobradiças, dependendo do tamanho da porta. Por exemplo, em uma porta de 1,2 m, você usaria duas molas com um espaço de 90 cm entre elas. Para portas mais compridas, adicione uma terceira mola no meio. Meça a borda lateral da porta e marque 15 cm a partir do topo e 15 cm a partir da base.

    Determine a distância entre as dobradiças. (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  4. Alinhe as dobradiças no vão da porta. Meça do topo do vão para baixo e marque no batente a mesma altura nos dois lados. Também defina uma distância diagonal igual através dos dois lados do vão da porta e marque-a. Assim sendo, as dobradiças superiores devem alinhar-se tanto vertical quanto horizontalmente. Para o posicionamento das dobradiças inferiores, meça das dobradiças superiores para baixo de forma linear em ambos lados do vão, utilizando a distância entre as dobradiças definida anteriormente. Faça uma marcação no batente da porta nesta altura.

  5. Fixe as dobradiças no vão da porta e na porta. Elas normalmente vêm em um conjunto com seus próprios parafusos. O topo da dobradiça de cima deve ficar no mesmo nível que sua marcação superior. A base da dobradiça de baixo deve ficar no mesmo nível que sua marcação inferior. Agora alinhe as marcações feitas na porta com suas dobradiças e junte-as à porta. Peça para seu ajudante segurar a porta no local enquanto você fixa as dobradiças.

  6. Lixe as portas caso elas fiquem largas demais. Se elas não se encaixarem perfeitamente, o modo mais fácil de corrigir o problema é lixar suas bordas internas até elas balançarem livremente. Não corte muito, pois o resultado poderia ser portas assimétricas.

Loading...

Dicas

  • Para um visual de Velho Oeste mais autêntico, procure por portas com madeira envelhecida.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Chave de fenda
  • Lixa fina
  • Portas vaivém
  • Alguém para ajudá-lo

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...