×
Loading ...

Como instalar um rolamento de movimento central de bicicleta

Atualizado em 21 novembro, 2016

Muitas bicicletas, principalmente as de corrida, possuem movimentos centrais nos cubos de roda para proteger os rolamentos de esfera no interior. Jim Langley, autor do "Complete Guide to Bicycle Maintenance and Repair for Road and Mountain Bikes" (Guia Completo para Manutenção e Reparo de Bicicleta para Estrada e para Mountain Bike), adverte que os cubos devem ser vistoriados uma vez por ano, se você for um ciclista profissional. Substituir os rolamentos no cubo poderá ser complicado, mas a bicicleta correrá melhor por causa disso. Os rolamentos do movimento central podem ser trocados facilmente com o uso de ferramentas de uso doméstico, apesar da necessidade de ir a uma loja de bicicletas, para obter o rolamento de esferas de tamanho apropriado.

Instruções

Substituir os rolamentos de movimento central poderá fazer com que a sua bicicleta corra mais suavemente (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Removendo os movimentos centrais antigos

  1. Coloque a bicicleta em um apoio de manutenção ou em um cavalete próprio. Caso não tenha um, você poderá virá-la ao contrário sobre o selim e o guidão.

    Loading...
  2. Use a chave de boca para desaparafusar as porcas de retenção no cubo. Cada lado possui duas porcas. Remova-as, alternadamente, para que a pressão permaneça relativamente a mesma de cada lado.

  3. Use um malho ou um martelo coberto com pano para bater suavemente no eixo do cubo. Golpeie-o no meio, de forma que um dos rolamentos de movimento central saia com o eixo.

  4. Insira o eixo novamente e repita o passo 3 do outro lado do cubo. Nesse momento você deverá ter um eivo e dois rolamentos. Limpe o eixo e coloque-o de lado.

  5. Limpe a parte interna da concha do cubo com um pano. Se houver ferrugem, remova-a com lixa.

    Instalando novos movimentos centrais

  1. Aplique uma fina camada de graxa espessa de bicicleta nas partes internas da concha do cubo e no eixo.

  2. Bata suavemente os novos rolamentos no lugar com o malho, girando o cubo e trabalhando ao redor das bordas externas do rolamento enquanto isso. Assegure-se de pressionar na parte externa e não na interna do rolamento de movimento central, já que a fricção fica do lado de fora.

  3. Insira o eixo e, em seguida, abaixe o rolamento no outro lado do cubo no lugar. Trabalhe-o suavemente com o malho. Quando estiver quase no lugar, coloque um dos rolamentos antigos por cima, para que você possa bater com o malho e colocar o novo para dentro.

  4. Aperte as quatro porcas de retenção novamente no lugar, alternando esquerda e direita.

Loading...

Dicas

  • Se o seu rolamento de movimento central antigo tiver despedaçado, pode-se usar uma chave de fenda plana de dentro da concha do cubo para puxar na parte externa até que o rolamento saia.

O que você precisa

  • 2 rolamentos de movimento central novos para cada cubo
  • Malho
  • Chave de boca (14 ou 17 mm)
  • Pano
  • Lixa
  • Graxa de bicicleta espessa

Referências

Loading ...
Loading ...