Mais
×

Como instalar um sensor de presença no portão da garagem

Atualizado em 20 julho, 2017

Os sistemas remotos automatizaram o processo de abertura e fechamento dos portões de garagem. No entanto, nos modelos mais antigos haviam problemas de segurança devido à força necessária para mover a estrutura. Os sensores de presença foram desenvolvidos para interromper o fechamento do portão, caso algum objeto esteja no seu caminho. Eles são instalados nos dois lados do portão e utilizam um feixe de luz invisível para verificar se existe algum objeto bloqueando a sua passagem. São dispositivos muito importantes e devem estar sempre em funcionamento.

Instruções

Os portões de garagem contam com um sistema de sensores para aprimorar sua segurança (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Abra o portão da garagem e desligue o seu sistema. Para isso, desconecte-o da sua fonte de energia ou desligue a chave elétrica.

  2. Instale os suportes utilizando os equipamentos que acompanham os sensores. Esses suportes devem ficar a menos de 15 cm do chão. Caso esteja substituindo um sistema de sensores antigo, é possível utilizar os suportes pré-existentes. A maioria dos suportes sãos instalados no trilho do portão.

  3. Instale os novos sensores no encaixe do suporte. Cada sensor deve ficar a mesma altura do chão, em lados opostos do portão e virados um para o outro. Conecte-os ao encaixe utilizando os parafusos. Instale as porcas e aperte-as com os dedos.

  4. Instale a fiação dos sensores. Conecte os fios nos sensores e no sistema do portão utilizando uma chave de fenda. Utilize grampos para fios para fixar os fios nas paredes e teto.

  5. Ligue o sistema do portão. Verifique se os sensores estão operando corretamente. Um dos dispositivos deve apresentar uma luz verde, indicando que o feixe de luz está passando entre os sensores. Caso os aparelhos não estejam funcionando, ajuste-os de maneira que apontem diretamente um para o outro, somente assim o feixe poderá se comunicar entre eles. Verifique se os fios dos sensores estão corretamente conectados ao abridor da garagem.

  6. Tente fechar o portão da garagem utilizando o controle do sistema. Caso os sensores estejam funcionando corretamente, o portão irá fechar. Caso contrário, ainda são necessários ajustes na sua instalação. Repita o Passo 5, se preciso.

O que você precisa

  • Grampos para fios
  • Sensores
  • Martelo
  • Fiação dos sensores
  • Chave de fenda
  • Suportes dos sensores
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article