×
Loading ...

Como instalar um SSD (Solid State Disk) em um Macbook

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A Apple recentemente começou a oferecer o HD em estado sólido na compra de novos Macbooks. Como todas as outras melhorias da Apple, esta também é um pouco cara. Este artigo irá mostrar como instalar um SSD no seu novo (ou velho) Macbook e economizar um bom dinheiro nesse processo.

Instruções

Instale um SSD (Solid State Disk) em um Macbook
  1. Você pode comprar esse tipo de HD bem mais barato. Embora seja tentado a comprar um grande, um SSD de 32GB será mais do que suficiente para armazenar as informações básicas do sistema e os aplicativos. Será possível usar seu HD antigo como armazenamento externo. Além disso, um SSD maior não tornaria as coisas mais rápidas.

    Loading...
  2. Primeiramente teremos que copiar todo os dados do Macbook para o seu novo SSD. Abra a gaveta externa e instale o novo disco e plugue-o no seu Macbook.

    Coloque o SSD na gaveta e plugue-o no Mac
  3. Abra o utilitário de disco e selecione o SSD no painel esquerdo. Clique na aba de partições na direita, coloque o esquema de volume para "Partição 1" e configure o formato para "Mac OS Expandido (com registro)". Clique no botão de opções e marque "Tabela de partição GUID". Clique em "Aplicar"

    Copie os dados
  4. Abra o programa Carbon Copy Cloner e abaixo da fonte do disco, selecione o HD principal (antigo) do seu Macbook. No lado direito, selecione o SSD como alvo. Observe uma luz verde que significa que o disco se tornará inicializável. Quando estiver tudo pronto, clique em "Clone".

    Depois de configurar, clique em "Clone"
  5. Ao terminar de clonar, desligue seu Macbook e retire-o da energia. Vire-o e insira uma moeda no slot e rode para abrir o compartimento da bateria.

    Tenha em mãos uma moeda
  6. Agora vem a parte de hardware, então, vamos devagar. Retire a bateria e coloque-a de lado.

    Abra o compartimento da bateria
  7. Haverá três pequenos parafusos na parte de dentro desse compartimento. Desparafuse-os e levante levemente a dobradiça.

    Retire o HD antigo do seu Mac
  8. De frente para o slot você verá uma pequena tira de plástico branca no lado esquerdo. Puxe-a para ver o HD.

    Slot HD no Mac
  9. Desparafuse o HD do seu suporte. Remova o SSD da gaveta externa e o parafuse nesse suporte. Se quiser usar seu antigo HD como externo, instale-o na gaveta em que estava o SSD.

    Coloque o novo SSD no slot
  10. Insira o SSD no slot de HD. Parafuse o suporte e coloque a bateria de volta no lugar. Seu upgrade está completo!

Loading...

Dicas

  • Trocar o HD é um grande passo para alterações de hardware mais complexas. Antes de perceber, estará comprando um cooler refrigerado ou outras coisas para seu computador.

Aviso

  • Certifique-se de não ter estática acumulada antes de tocar as peças. Imprima esse arquivo ou o tenha próximo, porque depois de desmontado seu Macbook, não será de muita ajuda.

O que você precisa

  • Macbook
  • Disco SATA em estado sólido (SSD)
  • Gaveta externa SATA
  • Uma moeda
  • Chave de fenda Phillips 00

Recursos

Loading ...
Loading ...