Mais
×

Como instalar um suspiro no encanamento

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O encanamento da sua casa contem uma miríade de canos que fornecem água e permitem que a água suja seja drenada para fora da casa, mas também possui um sistema de suspiro -- um cano que evita que o ar fique trancado no encanamento ou que o gás natural dos esgotos volte pelos canos. A parte principal do suspiro consiste em um cano largo que vai do dreno do esgoto até a parte de cima da casa, onde sai pelo telhado. Suspiros individuais conectam canos de banheiros e cozinha ao cano principal de saída.

Instruções

Os canos de esgoto e drenagem vão para baixo, enquanto os canos de suspiro vão para cima (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Faça um diagrama em papel de ambos os sistema de drenagem da casa e do sistema do suspiro. Você precisará de um cano principal de 10 cm ligado ao esgoto que passe pelas paredes até o telhado. A localização central da casa para o suspiro é geralmente a melhor, pois é acessível de vários lugares. Já que um suspiro pode ser muito complicado, consulte um encanador se não tiver certeza de onde fazê-lo.

  2. Conecte um T entre o cano principal do esgoto e o cano principal do suspiro. Este T de 10 cm é uma conexão com uma abertura onde se encaixa o cano principal de 10 cm do suspiro. Ao conectar canos de PVC, sempre use limpador e cola de PVC de acordo com as instruções do fabricante, para fixá-los de forma segura.

  3. Passe o cano principal de 10 cm até o sótão. Se utilizar um único tubo, poderá cortá-lo mais tarde, quando conectar canos secundários ao suspiro, mas a melhor maneira é adicionar as conexões conforme instala o cano principal.

  4. Anexe tubos individuais de 5 cm ao cano principal do suspiro colocando junções simples de redução. A junção simples de redução tem aberturas de 10 cm nas partes inferior e superior, onde é conectado o cano principal, e uma abertura menor de 5 cm que se ramifica para fora da abertura principal. Instale essa junção simples de redução de modo que a bifurcação aponte para baixo, e não para cima, para que não prenda o ar.

  5. Instale suspiros para os banheiros nas paredes da pia. Já que todo o escoamento do banheiro se liga, você só precisa de um suspiro por banheiro, contanto que o escoamento da banheira, chuveiro e pia se conectem dentro de 3 metros. O escoamento da pia é o mais alto, pois possui um sifão para prender a sujeira. Isso faz com que seja o melhor lugar para ligar o suspiro.

  6. Instale um T de 5 cm na parede atrás da pia. Este T permite que a água escorra para baixo, proporcionando uma abertura para cima, para o suspiro.

  7. Estenda o tubo do suspiro de 5 cm para cima, até atingir as vigas do teto. Instale um joelho apropriado para prender o cano vertical de 5 cm a um horizontal 5 cm que irá até o tubo principal do suspiro e se conectará à junção de redução.

  8. Instale suspiros para pias de cozinha e lavadoras de roupas da mesma maneira.

Dicas

  • Já que as plantas das casas diferem, os sistemas de encanamento e suspiro também. No caso de a cozinha e o banheiro ficarem em lados opostos da casa -- longe do cano principal do suspiro -- talvez seja preciso fazer um suspiro vertical secundário de 5 cm até o sótão e lá conectá-lo ao cano principal.

Aviso

  • Em alguns lugares, um encanador licenciado deve instalar todos os encanamentos. Logo, contate a prefeitura antes de instalar seu próprio encanamento.
  • As rleis de construção civil podem variar em certas regiões: talvez você tenha que instalar um tipo de conexão específica ao conectar um cano individual ao suspiro principal. Outras leis especificam uma distância mínima ente as conexões e exigem suspiros adicionais.

O que você precisa

  • Papel
  • Lápis
  • Tubo de PVC de 10 cm
  • Tubo de PVC de 5 cm
  • Conexões de PVC de 5 cm e 10 cm
  • Chaves ou alicates
  • Limpador de PVC e cola
  • Serra dentada ou cortador de tubos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article