Como instalar um tanque de gás propano no carro

Escrito por daniel sutherland | Traduzido por ingrid marçal
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Como instalar um tanque de gás propano no carro
O propano, além de ajudar na cozinha, pode também mover seu carro (Propane Tank image by John Walsh from Fotolia.com)

Adicionar propano a um motor de combustão interna como um complemento para a gasolina tem o potencial de aumentar a autonomia do veículo e reduzir os custos de combustível. Um motor à gasolina assistido por propano também libera uma fumaça mais limpa do que um motor movido à gasolina pura. Utilizar propano como um suplemento do combustível é muito mais simples do que converter o motor definitivamente a gás.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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O que você precisa?

  • Conjunto de furadeira
  • Tanque de propano
  • Suporte para montagem com cintas e braçadeiras
  • Diversos acessórios de propano de alta pressão
  • Diversos acessórios de propano de baixa pressão
  • Tubo de alta pressão
  • Tubagem de baixa pressão
  • Regulador de pressão ajustável
  • Regulador de fluxo de baixa pressão eletrônica ou mecânica
  • Módulo de controle do motor programável ou placa de circuito personalizada
  • Notebook
  • Software de configuração de motor
  • Adaptador do módulo de controle do motor

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Instruções

  1. 1

    Monte o suporte do tanque de propano no traseiro ou porta-malas de seu carro. Afivele o tanque no suporte.

  2. 2

    Coloque a mangueira do tanque na frente do tanque em direção ao compartimento do motor. É mais seguro colocá-la embaixo do veículo. Muitos tanques de propano já vêm com um regulador e, caso seu tanque não o tenha, instale um de alta pressão na mangueira externa ao tanque. Você também pode instalar um interruptor de desligamento operado eletricamente, instalando-o na mangueira um pouco abaixo do regulador de alta pressão e instalando uma chave ou um painel.

  3. 3

    Instale o regulador de baixa pressão no compartimento do motor, na antepara ou de outra forma. Coloque a mangueira na entrada do regulador. Modifique o regulador para aceitar a entrada mecânica a partir de um cabo ligado ao regulador de pressão, ou, no caso de uma válvula acionada eletronicamente, ligue-a ao sensor de posição do acelerador (divida a saída do sensor de posição do acelerador). Você terá que instalar um módulo de controle eletrônico programável ou uma placa de circuito com fio para converter a saída do sensor de posição do acelerador para comandos eletrônicos para o regulador de fluxo.

  4. 4

    Perfure o coletor de admissão entre o regulador e onde o coletor de admissão se divide para os diferentes cilindros. Instale um encaixe para o propano poder entrar no coletor de admissão. Coloque uma mangueira desse coletor ao regulador variável.

  5. 5

    Programe o software de configuração do motor ou ajuste o cabo físico que rege o regulador de fluxo. Ajuste o regulador para abrir pela metade quando o motor estiver a todo vapor e para abrir apenas um pouco quando estiver em marcha lenta.

  6. 6

    Ligue o carro, conecte o notebook ao módulo de controle do motor e, em seguida, ligue o fornecimento de propano. Você terá que alterar os parâmetros que regem os injetores de combustível no carro para dar um pouco menos de combustível em geral. Ajuste o cabo ou programe o regulador de fluxo de gás propano para que o motor acelere suavemente em toda a faixa de rotação operacional.

Dicas & Advertências

  • Você pode instalar um medidor de pressão de gás propano na mangueira. Use uma conexão em T e estenda a mangueira do compartimento do passageiro até o local onde deseja instalar o medidor. Monte o medidor em um local conveniente.
  • O propano é um combustível perigoso. Ligue o abastecimento de gás propano apenas quando o motor estiver funcionando, para evitar acúmulo de propano no coletor de admissão.
  • Limpe bem os restos da instalação para fora do corpo do acelerador e coletor de admissão. Os detritos em qualquer um destes dispositivos poderão entrar nos cilindros e causar sérios danos ao motor.

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