×
Loading ...

Como instalar uma tranca em uma porta de aço

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma tranca é uma fechadura auxiliar usada para aumentar a segurança da casa. Elas normalmente são instaladas logo acima de uma fechadura normal e ajudam a proteger a casa de arrombamentos. Instalar esse tipo de equipamento é bastante simples, mesmo em portas que não sejam pré-perfuradas para acomodá-lo. Algumas ferramentas adicionais são necessárias para instalar uma tranca em uma porta de aço, mas todos esses itens podem ser encontrados em uma loja de equipamentos ou loja de material de construção local.

Instruções

Porta de aço com tranca (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Remova o gabarito da tranca da embalagem e encaixe-o na porta. A altura recomendada virá informada no rótulo. A maioria dos modelos é autoaderente, mas você poderá usar fita adesiva para prendê-los se não for o caso.

    Loading...
  2. Examine o gabarito. O círculo maior marca a localização do corpo da trava. Use um prego ou uma punção para fazer um buraco raso no centro do círculo. Esse orifício ajudará a orientar a furadeira quando você perfurar um buraco para a tranca.

  3. Use uma serra para furo bimetálica para fazer o buraco para a tranca. Ele deverá ser do tamanho indicado no gabarito, apesar de 54 mm ser o padrão. Segure a furadeira em direção à parte superior da porta, em um ângulo de 90 graus, enquanto você fura, para ajudar a garantir um bom resultado. Repita esse procedimento para perfurar o buraco da trava na extremidade da porta. Você precisará de uma serra para furo bimetálica de 25 mm para essa tarefa.

  4. Faça furos pilotos, nos locais indicados no gabarito, para acomodar os parafusos.

  5. Coloque o anel do cilindro em torno do corpo da fechadura e introduza-o na frente da porta. O orifício da chave deverá estar na parte inferior da tranca. Insira a tranca no outro lado do furo. Encaixe esses dois componentes usando as barras de ligação integradas.

  6. Feche a porta e tente virar a tranca para travá-la. Isso causará um ligeiro entalhe na estrutura, que indicará exatamente onde o trinco deverá ficar. Fixe o trinco com fita adesiva, de modo que o buraco se alinhe com o entalhe que você acabou de fazer.

  7. Use um cinzel e um martelo para esculpir um buraco para a tranca, utilizando o gabarito como guia. Antes de prosseguir, feche a porta e verifique se a tranca se encaixa no buraco.

  8. Deixe um espaço na borda da porta para acomodar a placa do trinco, que cobre a tranca e os mecanismos de travamento. Se sua porta tiver uma borda de madeira, você poderá usar um roteador ou cinzel para concluir essa etapa. Se a borda da porta for de aço, você precisará de uma microrretífica.

  9. Fixe o trinco no lugar, usando parafusos para conectá-lo à estrutura. Remova o gabarito para concluir o trabalho.

Loading...

O que você precisa

  • Tranca
  • Fita adesiva
  • Punção
  • Furadeira
  • Serra para furo de corte duplo de 54 mm
  • Serra para furo de corte duplo de 25 mm
  • Martelo
  • Cinzel

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...