Mais
×

Como instalar tubos de cobre para gás

Atualizado em 23 março, 2017

Comumente utilizados para ligar um aparelho a uma linha de gás, tubos de cobre são confiáveis e relativamente fáceis de se trabalhar. Como a conexão requer poucos acessórios, o melhor é usar um kit de tubo de cobre que vem com todas as peças necessárias. A instalação do tubo de cobre é segura por causa da verificação de segurança que você vai realizar para garantir que você não tem qualquer vazamento.

Instruções

Uma instalação de canos de cobre correta vai evitar vazamentos de gás (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Desligue o gás que vai para o aparelho. Retire o tubo existente, se aplicável.

  2. Anexe os acessórios para o tubo de cobre de acordo com as instruções do fabricante. Embora cada kit varie, deve incluir pelo menos duas porcas, uma para cada extremidade do tubo de cobre. O kit também deve incluir um cotovelo de bronze que se prende ao final da linha de cobre que você pretende conectar ao aparelho a gás. Não coloque o cotovelo ainda.

  3. Alinhe a outra extremidade alargada do tubo de cobre com o acessório da linha de gás. Passe a porca alargada na montagem. Conecte o cotovelo de bronze com a tubulação de gás que sai do aparelho. O tubo do aparelho é normalmente encontrado em qualquer canto inferior esquerdo ou do lado direito inferior do aparelho.

  4. Crie uma mistura de detergente e água num copo. "The family Handyman" (revista americana sem publicação no Brasil) sugere duas colheres de chá de detergente para um copo de água. Aplique levemente a mistura para as conexões de gás com uma escova.

  5. Ligue o gás. Inspecione cada conexão. Se bolhas começarem a aparecer a partir da mistura, desligue o gás. As bolhas indicam uma vazamento de gás. O vazamento é geralmente causado por uma conexão solta, e geralmente pode ser resolvido apertando a conexão ou voltando a ligar o tubo de cobre.

Dicas

  • Se os vazamentos aparecem e você não puder encontrar o problema, chame um encanador para garantir uma instalação adequada.
  • Se o tubo de cobre dobrar, substitua-o.
  • Se você precisa cortar e alargar o tubo de cobre antes da instalação, verifique com seu município sobre os códigos de gás. É provável que você precise de um profissional para alargar o tubo de cobre. Se não o fizer, utilize a ferramenta alargadora nas extremidades do tubo.

O que você precisa

  • Kit de canos de cobre para gás
  • Escova
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article