on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como instalar um ventilador de teto com interruptor para 3 velocidades

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Controlar um ventilador de teto a partir de um interruptor de parede faz com que o ventilador seja mais conveniente de se usar. Os ventiladores, no entanto, tem três velocidades e, se você instalar um interruptor de controle de velocidade do ventilador, ainda terá de usar a corrente de tração dele para ajustar a velocidade. Embora você não possa usar um interruptor de luz para controlar a velocidade de um ventilador, um interruptor de controle de velocidade é tão fácil de instalar quanto um interruptor de luz.

Instruções

Interruptores com velocidade variada tornam os ventiladores mais convenientes (ceiling fan image by Adrian Hillman from Fotolia.com)

    Substituição de um interruptor de dois sentidos

  1. Desligue a eletricidade direcionada ao circuito do ventilador.

    Loading...
  2. Desconecte a fiação do interruptor. Dependendo da localização do interruptor no circuito, o fio branco pode ser ligado ao interruptor e marcado com uma fita isolante para indicar que está carregando a corrente elétrica, ou o interruptor terá dois fios pretos ligados.

  3. Conecte a fiação ao interruptor de controle da mesma forma que eles foram ligados ao interruptor de dois sentidos.

  4. Instale o interruptor na caixa.

    Instalando um interruptor de controle

  1. Desligue a eletricidade direcionada ao circuito do ventilador.

  2. Corte um buraco para a caixa do interruptor usando a caixa como modelo. Corte um pequeno buraco acima do interruptor, onde a parede e o teto se encontram, para alimentar a fiação através do teto.

  3. Remova o ventilador e desconecte a fiação.

  4. Passe o cabo NM de dois fios do interruptor ao ventilador. Insira a fita passa-fios através do orifício de acesso do teto e por ele todo até a caixa de junção do ventilador. Quando a fita atingir o buraco, conecte o cabo a ela e puxe-o de volta para você. Solte o cabo à caixa do interruptor.

  5. Complete a fiação no ventilador. Ligue os fios pretos da fonte de energia e o interruptor juntos. Ligue o fio branco da parte de trás da fonte de energia ao fio branco do ventilador. Enrole um pedaço de fita elétrica ao redor do fio branco restante e anexe-o ao fio preto do ventilador. A fita indica que o fio branco não é neutro, mas sim de corrente elétrica. Volte a ligar o ventilador a sua caixa de junção.

  6. Conecte os fios no interruptor. Ligue o fio branco ao terminal de prata no interruptor. Enrole este fio com fita isolante. Conecte o fio preto ao terminal de bronze no interruptor. Instale o interruptor na sua caixa.

  7. Faça um retalho no buraco usando o kit de placa de reboco.

Loading...

Dicas

  • Um interruptor de luz de dois sentidos leva esse nome pelo fato de ter duas terminações para os fios.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Alicate descascador de fios elétricos
  • Interruptor controlador de três velocidades do ventilador
  • Buraco da fechadura ou uma faca utilitária (opcional)
  • Fita passa-fios (opcional)
  • Cabo NM de dois fios (opcional)
  • Fio elétrico (opcional)
  • Conectores elétricos (opcional)
  • Kit de placa de reboco para retalho (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...