Instruções para abrir ostras

Escrito por allison boelcke | Traduzido por gabriel tomicioli da silveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instruções para abrir ostras
As ostras são um pequeno pedaço de carne dentro de uma concha articulada (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

As ostras são um tipo de marisco que consiste em um pequeno pedaço de carne dentro de uma concha articulada. As conchas abrem por conta própria quando são expostas ao calor suave. Se quiser desfrutar delas, você terá que forçar sua abertura para chegar à carne interior, um processo conhecido como descasque. As conchas de ostras são duras, portanto, uma técnica incorreta pode resultar em lesões.

Outras pessoas estão lendo

Equipamento

Certifique-se de ter as ferramentas apropriadas antes de tentar descascar as ostras. Selecione uma faca específica para esse propósito. Nunca use uma faca comum — você não só corre o risco de dobrar a lâmina, mas ela também pode escorregar por entre as conchas e cortá-lo. Uma faca para ostras tem um regulador de espessura que permite um controle da lâmina, que é resistente para não dobrar sob a pressão da concha. Ela é projetada especificamente para descascar ostras, por isso, não use nenhuma outra faca ou ferramenta como substituto. Você também precisará de uma toalha ou luvas para proteger suas mãos e dar um controle mais firme sobre as ostras durante o processo.

Preparação

É necessária uma preparação antes que você possa começar a abrir suas ostras. As conchas tendem a reter areia, terra e outros detritos que devem ser limpos antes de descascar. Você não pode limpá-las facilmente depois que estiverem abertas, pois a água pode lavar o sabor natural da carne, deixando-o insosso. Coloque as ostras sob uma corrente de água fria e use uma escova de náilon para soltar suavemente e enxaguar qualquer resíduo. Seque-as completamente antes de abri-las — qualquer água deixada do lado de fora das conchas pode torná-las escorregadias para segurar com firmeza.

Método

Coloque uma luva macia para proteger a mão que segurará a concha da ostra. A luva também vai ajudá-lo a agarrar a concha de forma eficaz. Se não tiver uma luva específica, dobre uma toalha ao meio duas ou três vezes. Coloque a toalha dobrada na palma da mão para usar como uma luva improvisada. Coloque uma ostra com o lado curvo voltado para cima em sua mão com a luva. Coloque a lâmina da faca em uma das articulações, ou nos cantos onde as conchas superior e inferior estão ligadas. Deslize a lâmina no interior da articulação, em seguida, vire suavemente a faca em um movimento de vai-e-vem até que a casca se abra. Coloque a lâmina da faca por baixo da carne para soltar o músculo que a segura dentro da casca e empurre a carne para fora da concha.

Servindo

As ostras cruas são normalmente servidas dentro da casca, tanto para identificar que a carne provém de uma ostra, quanto para uma apresentação mais atraente. Pegue uma concha vazia e dobre a concha superior até que a articulação se rompa completamente, ficando com a meia concha de fundo chato. Transfira a carne de volta para o centro da meia concha e sirva.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível