Instruções de como usar ácido oxálico para clarear manchas na madeira

Escrito por tom wagner | Traduzido por fernanda lemi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instruções de como usar ácido oxálico para clarear manchas na madeira
Utilize ácido oxálico para branquear manchas na madeira (Desk/Table Vector Illustration image by Roxanne Black from Fotolia.com)

O ácido oxálico (também conhecido como ácido dibásico, ácido etanodioico ou ácido do açúcar) ocorre naturalmente em diversas plantas na forma de oxalatos. Em sua forma refinada é venenosa e extremamente corrosiva, porém fácil de ser usada e um dos produtos mais seguros para clarear madeira, se utilizado corretamente. Apesar de ser excelente para remover manchas escuras de água em madeira, ele também remove qualquer mancha de substâncias químicas previamente utilizadas no móvel.

Outras pessoas estão lendo

Precauções de segurança

O ácido oxálico é altamente corrosivo e tóxico em sua forma refinada, por isso utilize luvas de borracha ou de vinil quando for manuseá-lo. Gases perigosos podem causar problemas à saúde, então sempre misture o ácido e o utilize-o em áreas bem ventiladas. A poeira do cristal e da lixa são potencialmente perigosos; use uma máscara e proteção para os olhos. Tenha um balde de água disponível para enxaguar seus olhos se for necessário.

Suprimentos

Cristais de ácido oxálico estão disponíveis em lojas de materais de construção. Além disso, você vai precisar de vinagre de álcool, um ou dois pincéis grandes, duas ou mais esponjas grandes e limpas, uma tigela pequena e uma grande de plástico para misturar, um palito para misturar, um balde de água quente, um balde de água para enxágue, pano para cobrir o chão, vários trapos limpos, lixa extra fina (280, no mínimo) e uma flanela.

Procedimento

Comece retirando o verniz antigo, que pode revelar manchas. Use um clareador suave em manchas de tintas e de acabamentos de produtos químicos e ácido oxálico para manchas de água, como pontos negros e anéis escuros.

Cubra o chão e lixe restos de óleo ou verniz na direção dos veios da madeira. Com um pincel seco, limpe a poeira. A seguir, passe uma flanela minuciosamente sobre toda a superfície.

Misture três partes de cristais de ácido oxálico com uma parte de água quente e uma tigela pequena de plástico para fazer uma pasta. Aplique-a às áreas manchadas com um pincel ou esponja, evitando contato com metais (nota: se a madeira foi previamente tingida de uma cor escura, você deve aplicar a pasta em toda a superfície). Deixe descansar por três a cinco minutos, para madeiras macias, e por mais de uma hora, para madeiras duras. Se os cristais secarem, reumedeça-os com algumas gotas de água, ou reaplique-os. Quando alcançar a cor desejada, retire a pasta com uma esponja.

Misture duas colheres de sopa de cristais de ácido oxálico com uma xícara de água quente em uma tigela de plástico para fazer um "banho", cobrindo toda a superfície e alcançando uma cor uniforme. Quando o item estiver consistentemente clareado, use uma esponja limpa e água quente para lavar todo o ácido.

Para neutralizar o ácido ainda saturando a madeira, dilua amônia com água em proporções iguais e use uma esponja limpa para passar sobre toda a superfície. Enxágue imediatamente com água limpa e uma esponja e deixe o móvel secar durante dois dias. Quando estiver seco, use uma lixa extra-fina para lixar com cuidado toda a peça. Remova a poeira com um pincel limpo e seco, seguido por uma limpeza com uma flanela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível