×
Loading ...

Instruções para fazer bordas em ponto picô em crochê

Bordas com acabamento em pontos picô dão ao trabalho de crochê um toque decorativo e elegante. O efeito do ponto também é perfeito para ocultar bordas de carreiras irregulares em mantas, as bordas frontais e bainhas de suéteres e jaquetas. Uma única carreira de pontos arremata as partes da frente e de trás dos gorros para bebê e também é ideal para enfeitar as peças de enxovais para crianças. Como somente são usados dois pontos -- ponto baixo e ponto correntinha --, até mesmo as iniciantes aprenderão facilmente.

Instruções

Trabalhe pontos picô ao redor de uma peça em crochê ou nas bordas de um lencinho (handkerchifs with blue crocheted lace image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

    Em trabalhos de crochê

  1. Introduza a agulha em qualquer ponto de um dos cantos do trabalho. Envolva o fio ao redor da agulha e puxe-o pelo ponto para formar uma laçada na agulha.

    Loading...
  2. Trabalhe uma carreira de pontos baixos uniformemente ao longo das bordas da peça. Faça três pontos baixos nos pontos dos cantos para virar, se for necessário. Faça um ponto baixo no final de cada carreira acompanhando as laterais e um ponto baixo em cada ponto ao longo das partes superior e inferior. Feche a carreira com um ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

  3. Faça uma corrente. Trabalhe um ponto baixo em cada um dos próximos dois pontos baixos. Trabalhe um ponto baixo, três correntinhas, um ponto baixo no ponto seguinte. Repita a sequência entre os asteriscos por todo o trabalho. Corte o fio e puxe o que sobrou pela laçada para arrematar.

    Bordas em almofadas, travesseiros, fronhas ou lenços

  1. Use a agulha de tapeçaria com o fio para crochê. Costure uma carreira de pontos caseados em torno das bordas de um lenço ou de uma fronha.

  2. Emende o fio para crochê em um dos pontos caseados. Trabalhe um ponto baixo em cada um dos pontos caseados. Trabalhe dois pontos baixos, dois correntinhas e dois pontos baixos em cada ponto dos cantos na borda de um lenço. Feche com um ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

  3. Faça uma corrente. * Trabalhe um ponto baixo em cada um dos próximos dois pontos baixos. Trabalhe um ponto baixo, três correntinhas e um ponto baixo no ponto seguinte.* Repita a sequência entre asteriscos até retornar ao primeiro ponto.

  4. Feche com um ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo. Corte o fio e puxe a extremidade pela laçada na agulha para arrematar. Esconda os fios soltos por entre os pontos para finalizar a peça de uma forma bem caprichosa.

Loading...

Dicas

  • Trabalhe os primeiros pontos baixos sobre a extremidade do fio para que ele fique bem seguro e escondido.

O que você precisa

  • Fio para crochê
  • Agulha de crochê
  • Agulha de tapeçaria

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...