Mais
×

Instruções para fazer um cachecol cabo de vassoura

Atualizado em 13 abril, 2018

O laço cabo de vassoura é uma técnica de crochê que cria um padrão de laço grosso. É uma técnica usada desde o final do século 19 até hoje, para criar itens que variam de lençóis a xales. Apensar de não ser uma técnica tradicional de crochê, devido ao uso adicional de uma agulha de tricô, taco ou bastão, o laço de cabo de vassoura usa dois pontos básicos do crochê: ponto baixíssimo e ponto correntinha. A simplicidade dos pontos faz o laço cabo de vassoura um projeto viável para iniciantes, que já sabem o básico, expandirem o seu repertório e criar projetos intricados sem ter que aprender habilidades novas.

Instruções

Use um fio de cor sólida e espessura média (YARN BALLS image by brelsbil from Fotolia.com)
  1. Faça uma base de 15 pontos carreirinha usando uma agulha de crochê tamanho H ou 5 mm e um fio de lã médio.

  2. Insira o gancho do crochê no primeiro ponto da corrente. Faça um laço sobre a agulha. Aumente o laço e deslize-o para uma agulha de tricô número 50. Faça isso para todos os 15 pontos.

  3. Enfie o gancho da agulha através dos primeiros cinco laços mais próximos da agulha de tricô. Faça um laço sobre a agulha e deslize a agulha de tricô para fora dos cinco laços.

  4. Faça um ponto carreirinha. Faça um ponto baixíssimo em cada um dos cinco laços.

  5. Faça um laço sobre os próximos cinco laços na agulha de tricô. Deslize a agulha para fora destes laços e crie um ponto carreirinha. Faça cinco pontos baixíssimos sobre os cinco laços. Faça isso para o último conjunto de cinco pontos na agulha de tricô.

  6. Deslize o último laço da linha para a agulha de tricô. Passe o fio através de cada um dos pontos baixíssimos criados nos laços. Coloque os laços resultantes na agulha de tricô.

  7. Repita o processo de laçar e fazer o ponto carreirinha e duplo até que o cachecol atinja o comprimento desejado. Termine em uma linha de pontos baixíssimos. Corte o fio, empurre a extremidade através do último laço e teça na ponta solta com uma agulha de tapeçaria, para evitar que a peça desenlace.

O que você precisa

  • Agulha de crochê tamanho H
  • Fio de lã médio
  • Agulha de tricô tamanho 50
  • Tesouras
  • Agulha de tapeçaria
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article