Mais
×

Instruções para fazer um cata-vento de PVC

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os cata-ventos dão ao seu jardim um toque de cor e movimento. Eles chamam a atenção de uma parte do jardim para outra, atraindo-as como um todo. Você pode, é claro, comprar uma variedade de cata-ventos de lojas especializadas. Porém, geralmente eles são caros. Uma forma mais ecológica e barata é fazer seu usando canos de PVC descartados. Isso não apenas irá reduzir os resíduos domésticos, também permite que você tenha uma peça de arte de jardim original.

Instruções

Monte peças e cotovelos de PVC para fazer um cata-vento (coude en PVC de 90° image by Marie-Thérèse GUIHAL from Fotolia.com)
  1. Marque seu cano em seções de 15 cm com o lápis de cera vermelho ou amarelo. Envolva a fita crepe ao redor do cano logo abaixo dessas marcas, mantendo-a perfeitamente reta. Passe a serra de mão vagarosamente através do cano, usando as fitas como guias. Corte 12 peças de cano dessa forma.

  2. Junte os 12 conectores de PVC de 90 graus, ou cotovelos. Deslize pedaços de cano nos dois buracos de um cotovelo. Vire-o para que pareça o topo de um triângulo. Faça 5 estruturas como essa.

  3. Deslize um cotovelo na base do braço esquerdo dos topos de triângulos. Vire o cotovelo de forma que o buraco aberto aponte horizontalmente para longe de você. Encaixe o braço direito de outro triângulo nesse buraco. O braço esquerdo deve apontar para baixo e levemente para a direita. Encaixe outro cotovelo nesse braço, apontando o buraco vazio para baixo e para a esquerda.

  4. Deslize o braço direito do terceiro triângulo no buraco vazio do conector. O braço esquerdo deve apontar horizontalmente para sua direção. Deslize um conector nesse braço, apontando o buraco vazio para baixo e para direita. Vire um dos topos de triângulo de ponta cabeça e encaixe o braço esquerdo no buraco vazio do conector.

  5. Vire a estrutura de forma que o lado esquerdo inacabado agora fique à direita. Construa o lado direito do cata-vento da mesma forma que fez com o esquerdo. Desenhe linhas em seus canos com o lápis, onde eles se encontram com os cotovelos. Chacoalhe as peças, para garantir que elas estejam presas e assentadas nas ligações.

  6. Desmonte o cata-vento e use um cotonete para aplicar cola ao redor de cada cano, sobre as linhas marcadas. Coloque mais cola dentro dos buracos de cada conector. Remonte o catavento e deixe a cola curar por 24 horas. Amarre um pedaço de linha de pesca ao redor de um dos conectores. Quando ele rodar, deve parecer uma estrela.

O que você precisa

  • Cano de PVC de 2,5 cm
  • Fita crepe
  • Serra de mão
  • Lápis de cera vermelho ou amarelo
  • Cola de PVC
  • Conectores de 90 graus de PVC
  • Cotonetes
  • Linha de pesca
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article