Instruções para consumo de sementes de chia

Escrito por chyrene pendleton | Traduzido por ana angelica clemente
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instruções para consumo de sementes de chia
A semente de chia é um alimento de origem maia, antioxidante, rico em ômega-3, cálcio, potássio, ferro e fibras (seeds image by Jane from Fotolia.com)

As sementes de chia são altamente nutritivas, fazem parte da família da menta e foram utilizadas pela primeira vez pelos antigos astecas e maias. O Dr. Mehmet Oz, cirurgião cardiovascular, apresentador de televisão e escritor, diz que as pessoas podem se animar com os benefícios das sementes de chia. "A chia integral, sem beneficiamento, tem gosto de noz, é rica em omega-3 e, entre os alimentos completos, é a que tem a maior atividade antioxidante, distanciando-se até dos mirtilos frescos".

Outras pessoas estão lendo

Como consumir as sementes de chia secas ou gelatinosas

Consuma, diariamente, duas doses de 20 g cada de sementes de chia. Segundo o Dr. Oz diz, elas baixam a pressão arterial, bem como diminuem o risco de doença cardíaca. Não é necessário moer as sementes antes de comer; polvilhe nas saladas para um sabor crocante, agradável e rico em proteínas. Beba muita água após a ingestão das sementes, para não causar uma desidratação. Para diminuir picos de açúcar no sangue, coma 30 g de sementes de chia com pão. Você encontra chia em lojas de produtos naturais e online.

Antes de usar as sementes de chia em suas receitas, use água pura para o preparo. Nunca despeje água diretamente sobre as sementes, ou elas vão se aglutinar. Em vez disso, use um batedor para agitar água enquanto adiciona aos poucos as sementes. Use 10 partes de água para 1 parte da semente. Em menos de dez minutos, notará as sementes se transformado em um gel, absorvendo dez vezes seu peso em água. Deixe descansar por 30 minutos antes de usar. Você pode armazenar na geladeira por até duas semanas.

De acordo com James Sheer, pioneiro em nutrição e escritor, você pode usar a chia em gel nas receitas, como substituto da gordura e do ovo. Adicione a chia em gel em molhos para salada, na manteiga, geleias ou compotas e manteiga de amendoim, por exemplo. Além de dar liga, ela reduz pela metade os níveis de açúcar e gordura, sem alterar o sabor e a textura. Se adicionada ao suco ou água, ajuda a perder peso, dando uma sensação de saciedade por várias horas, com liberação lenta de carboidratos. Outras maneiras de tomar a chia em gel incluem a adição em vitaminas, pudins, molhos quentes e cereais, misturando com iogurte e até com ovos mexidos. Use sementes secas para fazer pão, muffins e misturas para panqueca.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível