Instruções para corte de cabelo masculino estilo militar

Escrito por robin mcdaniel Google | Traduzido por pedro lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instruções para corte de cabelo masculino estilo militar
O resultado dependerá da escolha da numeração do pente da máquina (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

O corte de cabelo masculino militar é um estilo onde os fios começam bem curtos e raspados na parte de baixo e vão se tornando cada vez mais compridos em direção ao topo da cabeça. Em outras palavras, o cabelo deve ir "sumindo" de cima para baixo, sem nenhuma linha de demarcação. O corte militar pode ser bem curto ou mais longo, dependendo da numeração do pente da máquina escolhida.

Outras pessoas estão lendo

Parte de trás

Para fazer o corte, é necessário máquina de cortar cabelo, pente de máquina, pente de cabelo, capa e aparador. Estes ítens podem ser adquiridos em uma loja de produtos de beleza. O corte militar pode começar na máquina zero ou na quatro, não deixando de ser estilo militar. Quanto menor a máquina, mais curto o corte ficará. A numeração da máquina costuma ir de zero a oito, mas só de zero a quatro é considerado curto o suficiente para este estilo de corte. Os números de seis a oito são geralmente usados no topo da cabeça para um comprimento mais longo. Quando a máquina escolhida para a parte de baixo do cabelo for maior que quatro, considera-se como um corte comum.

Consulta com o cliente

Pergunte ao cliente o quão curto ele deseja que o cabelo fique. Se ele deseja ver o couro cabeludo, provavelmente a máquina escolhida deve ser de zero a três, dependendo da espessura do cabelo. Quanto mais espesso é o cabelo, mais curto podemos cortar sem que o couro cabeludo fique aparente. A máquina zero deixa praticamente careca, a máquina um deixa o cabelo com mais ou menos 0,3 cm, a dois em torno de 0,6 cm, a três em torno de 0,9 cm, a quatro em torno de 1,2 cm, a cinco em torno de 1,5 cm, a seis em torno de 1,9 cm, a sete em torno de 2,2 cm e a oito em torno de 2,5 cm. A maioria das máquinas de cortar cabelo não possui o número 5 e 7, geralmente estes pentes precisam ser comprados separadamente. Após determinar o comprimento que o cliente deseja, escolha o número de pente apropriado.

O primeiro corte

Peça que o cliente incline sua cabeça para frente, encostando o queixo no peito. Comece pela nuca com a máquina mais curta, com a parte traseira da máquina virada para você e os dentes do pente virados para cima. Mova a máquina de baixo para cima, cortando cerca de 5 cm do cabelo. Vá afastando a máquina do cabelo conforme for subindo. Com o pente de cabelo, vá penteando de cima para baixo até que o pente e a máquina se encontrem no ponto onde deseja parar de cortar, isto impedirá que a máquina corte mais do que o desejado. Corte toda a parte da nuca desta maneira e então comece a trabalhar as laterais da mesma forma, movendo a máquina de baixo para cima e afastando-a conforme for subindo. Mantenha o corte uniforme em torno da cabeça, mas evitando que se crie uma linha marcada. Se por acaso ficar marcado, basta consertar depois.

Parte dois

Após terminar a parte de baixo do cabelo, remova o primeiro pente e anexe o pente dois números acima (se havia começado com o pente 1, parta para o 3). Comece novamente pela nuca e movendo a máquina como ensinado acima, corte o cabelo mais 5 ou 7 cm para cima. Com o pente de cabelo, novamente vá penteando de cima para baixo até que o pente e a máquina se encontrem no ponto onde deseja parar de cortar. O cabelo criará uma linha de demarcação neste momento.

Aparando as laterais

Remova o pente da máquina e coloque outro um número abaixo do que o que estava em uso. Comece aparando abaixo da linha e mova a máquina para cima em torno de 1,2 cm, sempre com o movimento de ir afastando. Faça isso na parte traseira e laterais, parando na altura das têmporas. Fique de frente para o cliente e cheque se a linha ainda existe onde você aparou. Os dois lados da cabeça devem ficar iguais, portanto, examine a parte de trás também, tudo deve ficar uniforme.

Aparando a parte de cima

Coloque um pente de máquina um nível maior que o usado anteriormente, você o usará para aparar as laterais em direção ao topo da cabeça. Siga as instruções anteriores para cortar começando de baixo e afastando conforme for subindo, utilizando o pente de cabelo. Corte apenas de 1,2 a 2,5 cm para cima com a máquina. Esta parte do corte é somente para uniformizar e remover possíveis linhas de demarcação.

Cortando o topo

Use a máquina ou uma tesoura para cortar a parte de cima do cabelo. Se o cliente quiser o cabelo alguns centímetros mais longo, escolha o pente de máquina apropriado para cortar. Comece na parte de baixo e mova a máquina para cima, na direção oposta à do crescimento do cabelo e, quando chegar na parte de cima, verifique se o cliente quer esta parte mais comprida. Caso não queira, continue movendo a máquina na direção oposta à do crescimento do cabelo, penteando após cada parte cortada.

Depois de ter a maior parte do cabelo cortada no topo, mova a máquina por todo o cabelo em múltiplas direções, para garantir que todo o excesso seja removido. Ao terminar o corte da parte de cima, passe o pente de cabelo na direção oposta à do crescimento e examine se ainda há alguma parte desigual ou comprida, eliminando-a com a ajuda da tesoura, que deverá estar na horizontal, cortando paralelamente ao couro cabeludo.

Corte com tesoura

Para corta a parte de cima com tesoura, primeiro determine se o cliente deseja uma linha de cabelo reta. Caso deseje, corte a parte frontal do cabelo na altura desejada, segurando a tesoura na horizontal e cortando paralelamente à testa. Use o pente de cabelo para segurá-lo e siga a linha do pente para conseguir um corte reto. Também é possível segurar o cabelo entre os dedos indicadores e médios, com a palma da mão virada para você, e cortar abaixo dos dedos, seguindo a linha dos mesmos. Após ter feito o corte inicial, separe uma parte de cabelo de cerca de 1,2 cm no centro da cabeça e diretamente para baixo no meio dela, como se você estivesse fazendo uma parte do meio. Puxe o cabelo para cima e penteie suavemente. Segure entre o indicador e o dedo médio, com a palma da mão voltada para você e, usando a parte frontal como guia, corte esta parte no comprimento da guia. Puxe partes cerca de 1,2 cm de ambos os lados desta parte em direção ao corte inicial, que agora será a referência, até que a parte superior esteja cortada de têmpora a têmpora.

Agora, pegue uma parte do centro da cabeça que seja horizontal à linha do cabelo e de cerca de 1,2 cm de espessura, penteie esta parte suavemente para cima e corte em linha reta até ficar uniforme. Pegue partes individuais e horizontais até que todo o topo da cabeça esteja cortado igualmente. Usando o topo como referência, vá pegando mechas de 1,2 cm para baixo em direção às laterais restantes que não foram cortadas pela máquina e misture-as no topo com a tesoura, como indicado acima. Se o cliente preferir a linha do cabelo irregular, não corte uma franja reta, continue usando a parte frontal como referência.

Cheque o corte

Verifique o corte, checando se há alguma linha de demarcação, se ainda houver, use a máquina para uniformizar as áreas que parecerem desiguais, cortando as áreas com um pente um nível maior. A maioria das máquinas também possui uma parte que pode ser anexada a cada pente, movendo um nível na lateral da máquina. Use esta metade de comprimento para uniformizar níveis acima, puxando a máquina para cima e para fora, conforme for cortando. Você também pode deitar o pente no alto da cabeça, na área que precisa ser aparada, e cortar os fios que ficarem para fora do pente com a máquina sem nenhum pente afixado. Tenha cuidado com esta técnica, pois requer alguma prática.

Apare as extremidades

Para aparar as pontas do cabelo, determine o que o cliente quer fazer com a linha do cabelo e as costeletas. Para um linha "esfumaçada", não corte o cabelo em linha reta, apenas elimine os fios soltos no pescoço. Para uma linha reta, use o pente como guia, deitando-o horizontalmente na nuca onde quiser cortar, com os dentes do pente virados para o cabelo. Corte abaixo do pente, seguindo o padrão da linha de cabelo. Corte as costeletas acima das orelhas, no meio ou abaixo e use o aparador para remover qualquer pelo de trás da orelha, criando uma linha reta e limpa. Para finalizar as extremidades, apare a parte frontal seguindo a linha do cabelo e têmporas, como fez na parte traseira, tomando o cuidado de seguir a linha já existente, para criar um bom acabamento. Sempre corte e apare abaixo do pente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível