×
Loading ...

Instruções detalhadas sobre como fazer espuma de látex

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Criar objetos de espuma de borracha não é tão difícil quanto parece, graças a kits disponíveis na internet de fornecedores teatrais. A forma mais simples de espuma de borracha para utilizar é chamada de "espuma fria", que tem todas as propriedades da espuma de látex porém não necessita de cozimento ou cura em um forno. Você pode misturar a espuma dos kits e usá-la para esculpir itens e despejar em moldes para coisas como próteses de orelhas ou para preencher acessórios de palco com espuma esponjosa

Instruções

Você pode fazer a espuma de borracha látex a partir de duas substâncias químicas (tex_foam image by Sergey Tokarev from Fotolia.com)
  1. Reúna todos os seus equipamentos juntos em uma área de trabalho central. Este é um passo muito importante, pois uma vez que sua espuma fria é misturada, ela deve ser colocada em um molde muito rapidamente antes que os dois produtos químicos na mistura começar a reagir. Você não terá tempo para organizar suas ferramentas quando o processo químico começar.

    Loading...
  2. Cubra o chão e o balcão com as lonas de plástico grossas. Esses produtos de espuma podem danificar pisos desprotegidos. Ponha um avental e as luvas de borracha ou látex. Apoie o óculos de proteção em sua cabeça e mantenha a máscara respiratória por perto.

  3. Cubra o interior de seu molde com o desmoldante. Você pode usar o desmoldante que vem com o kit de espuma, ou pode usar óleo em spray de silicone. Se você não usar um desmoldante, será impossível remover o produto de espuma de borracha do molde.

  4. Meça com precisão o número de gramas de parte química A, tal como especificado nas instruções do produto em uma escala de gramas. Quando você tiver a quantidade precisa de substância química medida, coloque-a em uma tigela de plástico.

  5. Coloque os óculos de proteção e a máscara respiratória. Ligue a batedeira e deixe-a por perto. Pegue o próximo molde também, se for um molde de duas partes, pegue as duas.

  6. Meça a quantidade precisa da substância química B em gramas. Despeje essas substância B com a substância A na tigela.

  7. Comece imediatamente para misturar as duas substâncias. Você terá 15 segundos para misturar os produtos químicos com a batedeira antes da espuma ter "ido longe demais" para ser derramada facilmente.

  8. Despeje a mistura química dentro do molde. Se for um molde de duas partes, coloque o topo do molde por cima da parte inferior do mesmo e junte as peças firmemente. Você só tem 15 segundos para fazer isso. Se não colocar a espuma para dentro do molde, neste curto espaço de tempo, o lote estará arruinado.

  9. Não toque no molde enquanto a espuma estiver endurecendo. O processo leva cerca de 20 minutos para ser concluído.

  10. Retire a parte superior do molde e coloque o objeto de látex para fora. Se o látex estiver preso dos lados, não foi utilizado desmoldante suficiente. Você terá que usar um novo molde para uma segunda tentativa.

  11. Apare e pinte o molde para se adequarem. Use tintas de látex para pintar sobre este tipo de espuma. Tintas em spray corroerão o material e outros tipos não fixarão muito bem na espuma

  12. Elimine qualquer equipamento que ainda tenha resíduo de espuma sobre ele. Você não pode limpar esses itens e não deve reutilizá-los ou sofrerá o risco de contaminar o próximo lote de espuma.

Loading...

Dicas

  • Uma espuma fria A/B é sensível à umidade e à pressão do ar. Não tente criá-la se uma tempestade estiver vindo ou se estiver chovendo. A umidade no ar, ou no molde, retardará o efeito crescente da espuma ou estragará a moldagem. Você acabará com uma pilha de gosma.

Aviso

  • A espuma fria A/B é um produto químico nocivo de cheiro e você não deve respirar os vapores. Não deixe que qualquer um dos produtos químicos ou espuma toquem a sua pele. Proteja seus olhos contra respingos de produtos químicos. A espuma é segura depois de curada. Verifique se o seu molde está bem fechado, pois a pressão da expansão de espuma pode fazer as peças voarem longe.

O que você precisa

  • Lonas de plástico
  • Avental de trabalho
  • Luvas de borracha
  • Óculos de proteção
  • Máscara respiratória do tipo com cartucho (canister)
  • Molde de plástico, gesso ou fibra de vidro
  • Desmoldante
  • Espuma química fria A/B
  • Balança de alta precisão
  • Tigela de plástico
  • Balde de mistura (opcional, para grandes lotes)
  • Batedeira elétrica (com bastões misturadores extras)
  • Broca com o acessório misturador (opcional, para grandes lotes)
  • Tintas para látex (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...