Instruções para fazer uma franja de miçangas para um xale

Escrito por cath savage | Traduzido por aline fernandes
Instruções para fazer uma franja de miçangas para um xale
Miçangas de pérola japonesa -- um lindo fio base (tiny beads image by Lytse from Fotolia.com)

Embora seja possível comprar franjas de miçangas já prontas na maioria das lojas de costura e de artesanato, fazer a sua própria franja pode ser um acabamento divertido e fabuloso para um xale feito à mão. Esse método é ideal para a maioria dos xales (de tricô, crochê ou tecido). Ao selecionar as miçangas, escolha um tipo que combine com o peso do seu xale, usando miçangas maiores para tecidos mais pesados e menores para os mais leves. As miçangas de pérola japonesa são uma escolha excelente para a maioria dos xales. Aproximadamente do tamanho de uma pequena ervilha, essas miçangas possuem um buraco central grande e vêm em uma variedade de cores opulentas. Confira a seção de Dicas para ver sugestões úteis sobre tamanhos e tipos.

Instruções

    Quanta franja é o suficiente

  1. 1

    Meça a linha da barra, ou costura, da seção do xale em que deseja aplicar a franja para determinar o comprimento do seu projeto. Se quiser, utilizando uma linha de costura padrão, costure ao longo da barra do seu xale com um ponto de luva (utilizando uma cor que combine). Isso fortalecerá a linha da franja quando você a acrescentar depois e é altamente recomendado para seda ou outros tecidos leves. Deixe o xale de lado e prepare suas miçangas, despejando-as em uma tigela ou um prato raso (quer ser ecológico? Veja as Dicas).

    Instruções para fazer uma franja de miçangas para um xale
    Medindo a sua barra (Measuring Tape On white Background image by mashe from Fotolia.com)
  2. 2

    Corte um pedaço de corda de algodão (ou outro tipo), que seja de 15 a 20 cm mais longo do que a medida da barra do xale do Passo 1, e passe-a por uma agulha para lã, de bordado ou outro tipo (veja as Dicas para mais informações sobre escolher o tamanho certo). Se estiver satisfeito com as suas escolhas, coloque a agulha com a corda na mão direita e crie uma "rolha de miçanga" a aproximadamente 5 cm da ponta da corda ao passar a agulha por uma miçanga diversas vezes. Puxe a corda para ter certeza de que a rolha está firme. Isso evita que as miçangas escorreguem do fio.

    Instruções para fazer uma franja de miçangas para um xale
    Fios de algodão ou seda são uma boa escolha (spool of thread macro image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)
  3. 3

    Faça um fio base de miçangas para a sua franja colocando miçangas em um pedaço de corda do mesmo tamanho que o comprimento da barra do seu xale (veja o Passo 1). Depois de terminar o fio, conte e anote o número de miçangas no mesmo. Não inclua a miçanga-rolha em seus cálculos. Se o número puder ser igualmente dividido por 10, acrescente duas miçangas extras. Se não, reduza o número de miçangas no fio base para que o total seja divisível por 10. Por exemplo, se o fio tiver 276 miçangas, remova seis, totalizando 270, e depois acrescente duas miçangas extras para dar um total de 272 no fio base. Isso garante que a franja fique espaçada de forma igual e uniforme em ambas as extremidades do seu fio.

    Instruções para fazer uma franja de miçangas para um xale
    Franja de miçangas com fio base (bead curtain image by Bruce Hewitson from Fotolia.com)
  4. 4

    Segure o fio base na mão esquerda e pegue uma miçanga. Mantendo-a na agulha, faça uma miçanga-rolha inserindo a agulha na miçanga vizinha, indo da direita para a esquerda. Puxe a corda com firmeza para fixar a rolha e verifique o fio inteiro para ver se há qualquer parte frouxa (isso acontece com facilidade ao trabalhar com fios longos). Quando as miçangas estiverem firmes, sem folga na corda, comece a criar a franja!

    Instruções para fazer uma franja de miçangas para um xale
    Um fio base bastante longo (metallic background image by Yekaterina Choupova from Fotolia.com)
  5. 5

    Junte o fio base de miçangas com cuidado na mão esquerda. Pegue 11 miçangas (ou mais, para uma franja mais comprida) e, em seguida, pegue uma miçanga de enfeite com a agulha. Faça uma miçanga-rolha do mesmo jeito que no Passo 2, mas, desta vez, passe a agulha de volta pela franja (11 miçangas), indo de baixo até em cima, e "prendendo" a miçanga-rolha na parte de baixo da franja. Para criar os espaços uniformes entre cada franja, passe a agulha pelas dez miçangas seguintes no fio base.

    Instruções para fazer uma franja de miçangas para um xale
    Miçangas de enfeite (swarovsky beads image by odze from Fotolia.com)
  6. 6

    Continue a fazer as franjas utilizando as orientações do Passo 5, passando a sua linha por dez miçangas do fio base para espaçá-las de modo uniforme, até chegar ao final do fio base. Depois de terminar, passe a agulha pela última miçanga do fio, pegue mais uma e crie uma "rolha de miçanga" para deixar a ponta do fio firme. Para concluir a sua franja, passe a linha de volta pelas miçangas e pela franja por 14 cm ou 15 cm e corte a corda rente às mesmas. Tome cuidado para não cortar a linha de corda principal.

    Instruções para fazer uma franja de miçangas para um xale
    Fixando as miçangas (blue celebratory beads image by ELEN from Fotolia.com)
  7. 7

    É possível prender a franja ao xale de diversas maneiras. Se você tiver costurado uma linha de ponto de luva na linha de costura de um xale de tecido, estenda o fio de franjas ao longo dessa linha e prenda a base com pequenos pontos retos perpendiculares ao xale, entre as miçangas. Para um xale de tricô ou crochê, prenda a franja diretamente ao xale utilizando uma cor que combine ou utilize um ponto corrido, passando a agulha pelas miçangas, pelos pontos de lã do seu xale e de volta por entre as miçangas.

    Instruções para fazer uma franja de miçangas para um xale
    Prendendo todas as partes (needlework image by Luis Bras from Fotolia.com)

O que você precisa?

  • 6 - 12 tubos de miçangas médias ou grandes
  • 4 - 8 tubos de miçangas de enfeite médias ou grandes
  • 3 - 5 novelos de corda de algodão / seda, fio de algodão / seda ou lã (da mesma cor)
  • 1 agulha para lã ou de bordado
  • Agulha de costura padrão (opcional)
  • 1 carretel de linha de costura comum (opcional)
  • Tigela ou prato de plástico raso
  • Tesoura para costura

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível