Mais
×

Instruções para a instalação de telhados emborrachados

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um telhado de borracha sintética é mais rápido de instalar do que materiais de cobertura tradicional. Por sua facilidade, é um método de telhado "faça-você-mesmo" bastante popular, especialmente em coberturas planas ou telhados de baixa inclinação e projetos pequenos. De acordo com a EPDM Roofing Association, 300 mil metros quadrados de instalações de cobertura de borracha são utilizados nos EUA anualmente. O telhado de borracha está disponível em duas formas: folhas e telhas. A aplicação de folhas é ideal para coberturas planas devido ao tamanho e manuseio da borracha, e telhas são apropriadas para telhados de inclinação íngreme. O tipo mais comum de instalação é em forma de folha e é um processo simples de se fazer com o equipamento certo.

Instruções

Telhados emborrachados funcionam bem para telhados planos e pouco inclinados (schöne garage image by fotoflash from Fotolia.com)

    O que fazer

  1. Instale uma plataforma de madeira no telhado para garantir o suporte correto para a adesão de borracha. Lixe quaisquer farpas e irregularidades na madeira com uma lixadeira elétrica para nivelar a superfície. Use uma vassoura grande e limpe a plataforma do telhado de terra solta e os detritos. Limpe a plataforma do telhado com detergente diluído e um pano para remover marcas de gordura e deixe-a secar.

  2. Posicione as folhas ou telhas de borracha na plataforma do telhado no layout desejado. Usando uma fita métrica, deixe uma saliência de 5 a 10 cm em todas as bordas do telhado e a mesma distância para as sobreposições, além de uma volta vertical de 30 cm para as áreas onde duas superfícies se encontram em um ângulo de 90 graus.

  3. Comece pela menor inclinação do telhado, pois isso torna mais fácil manejar as junções sobrepostas. Levante a primeira folha de borracha para expor a plataforma do telhado. Limpe a parte inferior da folha com um pano limpo e úmido para remover qualquer poeira. Mexa a substância adesiva cuidadosamente com um toco ou colher de pau para amalgamar a mistura.

  4. Utilize um rolo de tinta para aplicar o adesivo na parte de baixo da folha de borracha e na região da plataforma correspondente. Deixe o adesivo secar até adquirir uma consistência mais firme, o que leva mais ou menos 10 minutos em um dia ensolarado.

  5. Pressione a borracha no seu lugar de uma ponta até a outra do lado oposto, de modo que ela se desenrole sem aprisionar ar. Use uma vassoura grande e escove a borracha em um movimento de varrimento para a frente, de uma ponta à outra para ajudar a remover as rugas e as bolhas de ar. Pense nas peças de borracha como um papel de parede em uma escala maior e aplique as mesmas técnicas.

  6. Levante a folha seguinte, sendo ela uma que apresente uma sobreposição sobre a primeira folha, e limpe-a. Aplique substância adesiva até à sobreposição na parte inferior da folha de borracha e aplique o adesivo sobre a plataforma do telhado até à aresta da primeira folha. Deixe-o secar até que esteja firme e coloque a borracha na posição usando a mesma técnica de antes.

  7. Pincele um limpador de emendas entre as placas com um pincel limpo no topo da folha aplicada anteriormente e embaixo da folha que está sendo aplicada; aplique uma cobertura ampla de 5 cm para o rejunte. Aguarde alguns minutos até que a mistura seque e pincele um primer de rejunte sobre a área coberta pelo limpador, deixando secar e adquirir uma consistência firme.

  8. Aplique a fita isolante ao longo da borda da primeira folha, certificando-se de que ela cubra toda a extensão de produtos aplicados. Puxa o papel na outra face da cinta enquanto pressiona a sobra da segunda folha sobre a própria cinta. Use um rolo de madeira para remover o ar aprisionado dentro do adesivo e firmar as duas folhas juntas.

  9. Proceda a instalação das chapas de borracha até que o telhado esteja completo. Use substância adesiva para prender a borracha nas paredes e sobre as bordas. Aplique uma linha de calafetagem resistente à água a essas bordas com uma pistola de calafetagem.

Dicas

  • Instale o telhado em dias de tempo seco.

O que você precisa

  • Plataformas de compensado para telhado
  • Lixadeira elétrica
  • Vassoura grande
  • Panos
  • Detergente
  • Água
  • Telhas ou folhas de borracha
  • Fita métrica
  • Substância adesiva
  • Rolo de pintura
  • Limpador de emendas
  • Pincéis
  • Rejunte
  • Fita isolante dupla face
  • Rolo de emendas
  • Calafetagem resistente à água
  • Pistola de calafetagem
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article