×
Loading ...

Instruções para ler um fita métrica

Atualizado em 20 julho, 2017

Existem muitos estilos de fita métrica, algumas especiais para desenhos, carpintaria, costura ou artesanato. Projetos de construção necessitam de medições precisas. Seja em medições de materiais, no comprimento de um balcão ou em uma área que será remodelada, é muito importante tirar medidas precisas. Para isso, você deve ser capaz de compreender as leituras na fita métrica.

Instruções

Medidas precisas começam com uma boa compreensão da fita métrica (tape measure image by Kimberly Reinick from Fotolia.com)
  1. Leia a fita métrica sabendo que um centímetro (1 cm) é separado em unidades menores. A menor unidade de medição é um milímetro (1 mm), seguida por um centímetro (1 cm) e um metro (1 m). Cada unidade de medição é representada por uma pequena linha de marcação. A marca em 5 mm indica cinco milímetros, além de indicar meio centímetro (0,5 cm). Portanto, as marcações que vêm antes representam 1, 2, 3 e 4 mm.

    Loading...
  2. Olhe a fita métrica e observe que há marcações entre as marcas dos centímetros. A fita métrica é marcada a cada milímetros, com diferentes tamanhos de marcas representando as medidas. A maior linha (entre os centímetros) marca meio centímetro, enquanto que as outras menores marcam variações de um milímetro.

  3. Memorize a distância que cada marca representa entre as marcas dos centímetros. Cada marca maior indica meio centímetro; cada linha menor indicar uma variação de um milímetro. Normalmente, as marcas para metros são maiores ou coloridas.

  4. Meça a menor marca possível para obter mais precisão. A parte de cima da fita métrica é dividida em medições de milímetros, centímetros e metros. Algumas fitas métricas marcam centímetros com números grandes, enquanto outras marcam metros com números em vermelho. Sempre meça duas vezes para certificar-se que a medida está precisa.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica

Referências

Loading ...
Loading ...