Instruções das marcas de sincronização do motor TDI 1.9

Escrito por floyd drake iii | Traduzido por thiago andre scarani
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Instruções das marcas de sincronização do motor TDI 1.9
É necessário ter visão precisa para encontrar as marcas de sincronização do TDI 1.9 (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A sincronização dos motores à diesel é feita de forma ligeiramente diferente dos motores à gasolina. Não só as marcas ficam em localizações diferentes, mas elas também são usadas para sincronizar a bomba injetora de combustível. O motor Volkswagen TDI é um motor turbinado, de injeção direta e quatro cilindros que é usado pela Volkswagen há mais de 25 anos, em diversos modelos, tanto de tração traseira quanto dianteira. As marcas de temporização deste motor indicam quando ele está na posição de início de ciclo, ou "top dead center" (TDC, na sigla em inglês), que é o momento em que o pistão de número um está completando seu tempo de compressão, e é neste momento que a sincronização deve ser feita.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Chave soquete de 3/4 de polegada
  • Soquetes de 3/4 de polegada
  • Extensor de chave soquete de 9 centímetros
  • Barra extensora longa de 3/4 de polegada
  • Soquete de 19 milímetros de profundidade
  • Lanterna

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Instruções

  1. 1

    Abra e apoie o capô. Olhe para a parte traseira do motor em que a transmissão é montada. Nos modelos de tração traseira, esta parte fica virada para o pára-brisas, enquanto nos modelos de tração dianteira, fica virada para o lado do motorista. No ponto em que a transmissão encaixa no motor, há uma abertura, através da qual é possível ver o conversor de torque, nos veículos de câmbio automático, e o volante do motor, nos veículos de câmbio manual. Dependendo do ano e modelo específico do veículo, remova quaisquer obstruções com as chaves soquete, usando a extensão conforme for necessário.

  2. 2

    Coloque o carro em ponto morto e peça para um ajudante girar o motor, usando uma barra extensora com uma soquete de 19 milímetros de comprimento. Coloque a chave no parafuso central da polia do virabrequim, que é a polia mais baixa, que fica entre o motor e o radiador, e peça para ele girar lentamente o motor no sentido horário.

  3. 3

    Olhe cuidadosamente pela abertura, enquanto o motor é girado, até que veja a marca de sincronização. Nas transmissões manuais, é possível ver os dentes do volante do motor, e quando a marca aparecer, ela deve estar no centro, alinhada com o V. Nos carros automáticos, é possível ver a superfície lisa do conversor de torque, e a marca deve estar alinhada com a borda mais à esquerda da abertura.

Dicas & Advertências

  • Ao substituir a correia sincronizadora, é preciso usar ferramentas especiais para travar as engrenagens do comando de válvulas e da bomba de combustível ao se alcançar a posição de sincronização.

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