Instruções de como trabalhar com massa fimo

Escrito por margaret morris | Traduzido por rafael mendes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instruções de como trabalhar com massa fimo
A massa fimo não é adequada para crianças menores de 8 anos (Potter working with clay bowl on potter's wheel image by Alexey Khromushin from Fotolia.com)

Massa fimo é um material químico que não endurece até você assá-lo no forno. Você pode trabalhar com ela repetidamente durante um longo período de tempo, o que a torna ideal para projetos maiores. Não é adequada para as crianças pequenas, mas você pode supervisionar as mais velhas durante o uso e assar as criações para elas.

Outras pessoas estão lendo

Preparação e escultura

Antes de usar a massa fimo, você tem que amassá-la para torná-la maleável e elástica. Para tornar mais fácil amassar, use pedaços pequenos ou adicione um produto como o "Mr. Quick". Você pode retrabalhar a massa fimo repetidamente enquanto ela ainda não tiver sido endurecida de forno.

O fabricante recomenda usar uma folha de vidro como superfície de trabalho, mas desde que ela possa ser colocada no forno junto com o trabalho terminado. Você também pode cobrir a superfície de trabalho com uma toalha plástica descartável ou com um vinil lavável, se preferir.

Você vai precisar de algumas ferramentas para o trabalho, como um rolo ou uma lata e, para fazer detalhes, agulhas, facas e espátulas. Se você estiver fazendo um objeto grande, fino ou alto, é melhor para apoiá-lo com uma madeira ou fio frame (armadura). Você pode armazenar um pedaço inacabado em um saco plástico ou em uma lata para mantê-lo livre de poeira.

Use massa colorida e faça efeitos especiais amassando diversas cores juntas. Faça tiras com a massa e amasse duas tiras juntas para dar um toque de mármore.

Assando e dando o acabamento

Asse o barro em qualquer forno de casa. Pré-aqueça o forno a 265 graus e coloque a massa em uma assadeira de alumínio ou de vidro. Asse por 20 a 30 minutos, dependendo da espessura. A massa não encolhe no forno e vai chegar a dureza total quando esfriar. Você pode adicionar massa fresca a uma peça acabada e endurece-la no forno.

Use uma cola de duas fases se você pretende colar peças de metal na massa. Para qualquer quebra na massa, ou para unir duas peças endurecidas, use supercola em gel.

Pinte o trabalho acabado com tintas acrílicas. Para realçar a cor nas peças coloridas, faça o acabamento com verniz fimo com revestimento de esteira ou gloss.

Você pode armazenar a massa crua por vários anos em sua embalagem original, papel alumínio ou sacos plásticos.

Precauções

De acordo com Eberhard Faber, o fabricante, "massa fimo consiste de PVC e plastificante (ésteres do ácido asftálico de álcoois de cadeia reta alphatic, do C6 para cima)."

O fabricante Eberhard Faber avisa que a massa fimo é apropriada para crianças com 8 anos ou mais, e requer a supervisão de um adulto em todos os momentos. A massa não deve ser colocada na boca. Mantenha todas as crianças com menos de 8 anos e todos os animais longe. Lave as mãos depois de usar a massa. Limpe todas as ferramentas e outros equipamentos que você usou. Não coma, beba ou fume na área onde você está usando a massa.

Não ultrapasse 265 graus para endurecer a massa, uma vez que gases nocivos podem ser liberados em temperaturas mais altas. Use um termômetro de forno para verificar a temperatura. Nunca utilize um termômetro de vidro. Não use um forno de micro-ondas. As crianças não devem ser envolvidas na hora de assar; este processo deve ser realizado por um adulto.

Se você acidentalmente superaquecer a massa e alguém inalar gases venenosos, leve a pessoa para um local arejado e procure um médico imediatamente. Leve a massa fimo e sua embalagem com você.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível