Instruções do modo de disparo contínuo da Nikon D5000

Escrito por matt julington | Traduzido por augusto morgante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instruções do modo de disparo contínuo da Nikon D5000
O modo de disparo contínuo é um dos pilares da fotografia desportiva (Pixland/Pixland/Getty Images)

A Nikon direcionou o modelo D5000, lançado em 2009, para os fotógrafos amadores. Equipada com um sensor de 12,3 megapixels, essa câmera reflexiva mono-objetiva digital possui um visor LCD giratório, no qual você pode compor fotografias e vídeos de alta definição. Seu modo de disparo contínuo para fotos, que a Nikon chama de "Modo Contínuo", permite que você acompanhe toda a ação, conforme ela ocorre. Com o "Modo Contínuo" habilitado, você pode capturar um fluxo de imagens nítidas, quadro a quadro, conforme acompanha um objeto em movimento.

Outras pessoas estão lendo

Utilização

Se você estiver fotografando uma paisagem ou fazendo um retrato de um grupo de pessoas, provavelmente perceberá que o "Modo de Disparo Simples" da D5000 é uma boa escolha. Neste modo, a câmera tira uma foto a cada vez que você apertar o botão do obturador, dando-lhe tempo para compor a fotografia. Contudo, em muitos casos, se o objeto estiver em movimento, como uma criança correndo ou um pássaro voando, você pode encontrar alguma dificuldade ao acompanhá-lo. Alterne para o "Modo Contínuo" e a câmera tirará fotos rapidamente, enquanto você mantiver o botão do obturador pressionado, dentro de alguns limites. Isso permite que você se concentre em seguir o movimento do objeto no visor ou no LCD. A D5000 captura até quatro imagens, ou quadros, por segundo no "Modo Contínuo".

Ajustes

Para alternar para o "Modo Contínuo", pressione o botão "Info" na parte superior direita da câmera. Em seguida, pressione o botão "i" localizado atrás dela, na parte inferior, do lado esquerdo. Utilize o controlador de quatro direções na parte traseira para iluminar o modo de disparo atual, ou de disparo do obturador, no LCD. Se a câmera estiver no modo de disparo simples, isso estará indicado na coluna à direita do LCD, com uma caixa que contém a letra "S". Ilumine essa caixa e pressione "OK" no centro do controlador de quatro direções. As opções de disparo aparecerão. Utilize o controlador de quatro direções para selecionar "Contínuo", que é o segundo item a partir do topo da lista. O ícone parece uma pilha de quadrados. O modo de disparo contínuo funciona mesmo quando a câmera estiver no modo "Auto".

Foco

Você pode se perguntar se a D5000 consegue manter o objeto em foco conforme fotografa a quatro quadros por segundo. O ajuste padrão de foco automático, "AF-A", ou autofoco automático, é bem equipado para conseguir fazer isso. Nesse ajuste de foco, a câmera detecta se o objeto está em movimento ou não e ajusta o foco automaticamente.

Limitações

Como você pode imaginar, o flash embutido da câmera não consegue acompanhar disparos a quatro quadros por segundo, então ele não está disponível no "Modo Contínuo". A câmera também apresenta limitação no número de fotos que pode disparar conforme as imagens são armazenadas no cartão de memória. Contudo, a quantidade é ampla: a Nikon diz que até 100 imagens JPEG podem ser tiradas sucessivamente. O buffer de memória diminui, caso você escolha fotografar no modo RAW, geralmente utilizado por fotógrafos avançados que fazem um pós-processamento extensivo de suas imagens. O site "Dpreview.com" constatou que a D5000 pode disparar 11 imagens sucessivas a 4 quadros por segundo no modo RAW. A velocidade do cartão de memória da sua câmera também pode afetar o desempenho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível