Casa

Instruções para fazer panos de prato

Escrito por bonnie singleton | Traduzido por lívia bono
Instruções para fazer panos de prato

Panos de prato são úteis e decorativos

Spa essentials (cream, white towel and flowers) image by Olaru Radian from Fotolia.com

Panos de prato são úteis, dão um toque decorativo a qualquer cozinha e são ótimos presentes de casamento ou de boas-vindas a uma casa nova, especialmente se os fizer pessoalmente, com toques pessoas que o recipiente apreciará.

Outras pessoas estão lendo

Considerações

Ao escolher o tecido para panos de prato, prefira um que seja macio e absorvente e que não risque artigos de vidro. Boas escolhas são linho, algodão grosso, jérsei ou pano turco. Você também pode usar saco de farinha ou musselina, que durarão um bom tempo, apesar de serem menos práticos para artigos de vidro delicados. Nesse caso, linho ou flanela são as melhores escolhas. Compre um tecido novo, mas não se esqueça de olhar nas latas de lixo e também considerar reciclar roupas, lençóis e toalhas de banho velhos para seu projeto. Com tecido 100% algodão ou musselina, pode-se precisar lavá-lo anteriormente e secá-lo na secadora, antes de cortá-lo.

Projetos de panos de prato desde o começo

Corte seu tecido escolhido em formato de retângulo, com aproximadamente 45 cm por 70 cm, ou qualquer tamanho que preferir. Se souber usar bem a agulha e a linha ou uma máquina de costura, prenda uma bainha pequena com alfinete por todas as beiradas, de aproximadamente 0,3 cm, cortando em partes. Passe a bainha com ferro, e depois costure-a no lugar. Se quiser, pode colocar um acabamento na beirada inferior do lado da frente do pano de prato, costurando uma camada de fita ou tranças em zigue-zague. Crie um loop pendurado para a parte superior do pano de prato, cortando um pedaço retangular pequeno de pano, e costurando nas beiradas, como se criasse um pano de prato em miniatura. Então, costure uma extremidade do loop descendo pelo lado da frente de seu pano de prato, e a outra extremidade do lado de trás, deixando espaço na parte de cima para criar o loop. Decore a frente de seu pano de prato com tinta para tecidos, apliques de passar com ferro, bordas de crochê ou bordados. Se não tiver acesso a itens de costura, considere usar fita para fazer barra que é presa com o ferro de passar, apesar de isso funcionar melhor com um pano fino, como linho, ao invés de com um pano mais grosso, como pano turco.

Decorando panos de prato simples

Um modo rápido de personalizar panos de prato sem fazê-los desde o começo é comprar panos brancos lisos baratos em uma loja, e decorá-los. Fitas são um bom jeito de se acentuar um pano, com um pedaço ou com diversos pedaços estreitos um ao lado do outro. Você também pode costurar alguns botões, renda ou figuras de tecido cortado, como biscoitinhos em forma de bonecos, corações ou flores. Se tiver talento para bordar, acrescente um monograma. Mais fácil ainda é simplesmente usar transferes presos com o ferro de passar, que pode comprar em armarinhos ou lojas de tecido. Qualquer que seja o desenho ou a decoração que escolher, mantenha em mente que algumas pessoas gostam de pendurar seus panos dobrados em três partes e planeje seu desenho de modo apropriado. Quando terminar seu projeto, lave e passe os panos. Observe que, ao passar bordados ou apliques, deve colocar um pano macio sob os mesmos e colocar a parte bordada virada para baixo, para impedir que o desenho seja amassado. Se decidir dar diversos panos de presente, amarre o conjunto junto, com fios ou fitas combinando.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media