on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Instruções de reparação de relógios antigos de pêndulo

Atualizado em 23 março, 2017

Relógios antigos de pêndulo são grandes adições à sua casa e podem durar séculos. Estes relógios têm uma reputação de longevidade e durabilidade e, geralmente, exigem pouca manutenção. No entanto, relógios antigos são mecanismos complexos e, eventualmente, vão precisar de alguns reparos. Felizmente, existe uma abordagem sistemática para repará-los.

Reparar um relógio de pêndulo pode ser fácil (grandfather clock image by Paul Moore from Fotolia.com)

Abra o relógio

Abra a face frontal do relógio de pêndulo. Use uma chave de fenda para remover suavemente a face de vidro da parte da frente para que você possa acessar os ponteiros do relógio.

Loading...
Use uma chave de fenda para abrir a parte de vidro da frente do relógio. (screwdriver image by hazel proudlove from Fotolia.com)

Repare o ponteiro dos minutos

Segure o ponteiro dos minutos com um alicate e retire a porca com uma chave de fenda. Remova o ponteiro dos minutos e posicione-o de maneira que ele corresponda ao número de toques do sino. Uma vez que o ponteiro dos minutos é sincronizado com as badaladas tocadas pelo sino, coloque a porca de volta e aperte-a. Nota: os sinos devem tocar quatro badaladas as três horas, oito badaladas as seis horas, doze badaladas as nove horas e 16 badaladas as doze horas.

Remova o ponteiro dos minutos e sincronize com o toque do sino. (clock-grandfather image by Jeffrey Zalesny from Fotolia.com)

Separe os ponteiros

Separe os ponteiros na face do relógio. O pêndulo não vai oscilar se os ponteiros do relógio estiverem travados. Abra cuidadosamente a face do relógio e separe os ponteiros uns dos outros.

O pêndulo não vai oscilar se os ponteiros estiverem bloqueados. (mini grandfather image by GiGiZ from Fotolia.com)

Repare o prumo do pêndulo

Ajuste o prumo do pêndulo. Se a velocidade de relógio estiver muito lenta ou rápida, o prumo do pêndulo precisa ser ajustado. Se o relógio estiver correndo muito lentamente, use uma pequena chave de fenda de cabeça chata para mover o prumo até o eixo do pêndulo. Se o relógio estiver se movendo muito rapidamente, mova o prumo para baixo do eixo.

Ajuste o prumo do pêndulo. (Uhrenpendel image by Marem from Fotolia.com)

Ajuste o indicador de luas

Ajuste o indicador de luas. Se não estiver configurado corretamente, o sequenciamento do relógio será desligado. Abra a face do relógio. Identifique a atual fase da lua. Pressione levemente o botão de lua e gire-o lentamente para a fase atual da lua.

Ajuste o indicador de luas. (old clock image by Stuart Corlett from Fotolia.com)

Posicione o relógio

Verifique o ângulo do relógio de pêndulo. Para ele marcar o tempo corretamente, deve estar nivelado. Use um nível para verificar a posição do relógio e fazer os ajustes necessários.

Verifique o posicionamento do relógio. (bubble level image by erbephoto from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...