Instruções da Rolleiflex F

Escrito por grygor scott | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instruções da Rolleiflex F
Uma fotógrafa estuda a lente de foco de sua câmera Rolleiflex TLR (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Os fabricantes alemães de câmeras, Franke e Heidecke, produziram as icônicas câmeras Rolleiflex F TLR, de lentes reflexivas gêmeas, entre 1958 e 1982. A TLR é uma câmera de formato médio, analógica, ou seja, de filmes de rolo, que tem duas lentes, uma acima da outra. A lente superior projeta a imagem para uma tela grande de foco no topo da câmara. A lente inferior projeta uma imagem semelhante no filme. Os dois modelos Rolleiflex F, a 3,5 F e a 2,8 F, são muito diferentes no manuseio, comparadas às reflexivas de lente única e às câmeras automáticas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Filme de rolo 120
  • Filtro, opcional

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Segure a parte superior da Rolleiflex F firmemente com a mão esquerda e vire-a de cabeça para baixo com as lentes de costas para você. Empurre a trava de segurança para a esquerda, na direção que as setas apontam, com seu polegar direito. Puxe a extremidade da trava suavemente para fora do corpo da câmera com o dedo indicador direito. Abra o painel de trás da câmera.

  2. 2

    Puxe o botão inferior acionado por mola do lado esquerdo e vire-o levemente para travá-lo no lugar. Remova a bobina de filme 120 vazia na base da câmera, se for necessário. Puxe o botão de mola e rode-o ligeiramente para travá-lo no lugar.

  3. 3

    Insira um rolo de filme 120 vazio no compartimento de cima e solte o botão de mola superior para garantir que o filme fique no lugar. Quebre o selo de seu rolo sem uso de 120 filmes e o insira no compartimento do fundo, com o principal em cima e apontado em direção ao compartimento superior da câmera. Solte o botão de mola da base para firmar o rolo de filme no lugar.

  4. 4

    Passe a ponta de papel do filme entre os dois rolos de alimentação. Insira o que guia na abertura ampla do compartimento superior do filme. Feche a câmera e rode a trava de segurança para a direita, na direção contrária da seta.

  5. 5

    Use o polegar direito e o dedo indicador para puxar a alavanca que movimenta o filme no lado direito da câmera, começando em sua posição de repouso. Gire a alavanca para cima até que ela esteja na posição 2 horas. Acione a alavanca para a frente, ou no sentido horário, até que ela pare de avançar o filme. Gire a alavanca para trás, ou para a esquerda, até que ela pare e volte o braço para a posição de repouso.

  6. 6

    Verifique o janela do mostrador do filme no lado direito da câmera para confirmar que ela mostra "1", o que indica que você carregou o filme corretamente.

  7. 7

    Vire o anel interno na alavanca de velocidade do filme no lado esquerdo da câmera, usando o polegar e o dedo indicador esquerdos, até que a velocidade de seu filme apareça na janela. Defina o indicador do fator do filtro na borda externa do botão de velocidade do filme com o polegar esquerdo e o dedo indicador, se você estiver usando um filtro. Gire o indicador da configuração de fator do filtro recomendado pelo fabricante.

  8. 8

    Selecione a velocidade desejada do obturador usando o polegar direito para girar a roda de ajuste do lado direito, localizado entre as duas lentes da câmera. Olhe para dentro da janela "t" acima da lente superior. O número vermelho indica a configuração de velocidade do obturador.

  9. 9

    Aponte a câmera para o alvo a ser fotografado. Olhe o medidor de exposição, localizado no botão de foco do lado esquerdo da câmera. Ajuste a abertura usando o polegar esquerdo para girar a roda de ajuste do lado esquerdo, localizada entre as duas lentes. Mantenha-se ajustando a configuração de abertura até que os medidores se alinhem com o marcador de definição, indicando um cenário de exposição adequado. Olhe dentro da janela "f" acima da lente superior. O número preto indica a abertura, ou configuração do f-stop. Ajuste a velocidade do obturador em combinação com a abertura, se assim desejar. Verifique as configurações do marcador para confirmar que a exposição ainda está correta, se você fizer quaisquer ajustes.

  10. 10

    Coloque a câmera em sua mão direita. Segure-a de modo que sua parte inferior fique posicionada logo acima da cintura. Levante a tampa finder, que deve estender-se na altura do peito. Aponte a câmera para o alvo a fotografar e olhe para a tela de foco.

  11. 11

    Gire o puxador grande de foco com a mão esquerda até que seu objeto esteja focalizado. Faça pequenos ajustes até conseguir o foco mais nítido. Gire o ajuste do foco com a lente de aumento embutida, usando o dedo indicador esquerdo, para verificar a nitidez. Enquadre o objeto na tela de foco.

  12. 12

    Use o dedo indicador direito para disparar o obturador, que está localizado no canto inferior da câmera. Avance o filme movendo a alavanca de movimentação do filme de sua posição de repouso e coloque-o para frente no sentido horário até que a alavanca pare. Gire-a para a esquerda até que ela pare, para redefinir o obturador para a próxima foto. Você será capaz de acionar o transporte do filme livremente depois de ter tirado 12 fotos, com o filme de 120. Gire a manivela em cinco voltas completas para enrolar o filme final para fora do rolo da base. Abra o painel traseiro da câmera. Remova o filme exposto do compartimento superior. Umedeça o adesivo na borda inferior da extremidade do rolo de papel e pressione-o no suporte.

Dicas & Advertências

  • Algumas câmeras Rolleiflex F aceitam filme 220, que permitem 24 fotos, em vez de 12.
  • Filtros Bayonet funcionam na Rolleiflex F 2,8, e filtros Bayonet 2 na Rolleflex 3,5. Mantenha um filtro na parte inferior da lente, para evitar danificar a lente Zeiss.
  • Evite derrubar uma Rolleiflex F sempre usando uma correia de pescoço enquanto a estiver segurando.
  • Como a imagem na tela de foco de uma Rolleiflex F é invertida da esquerda para a direita, fazer o enquadramento das imagens vai exigir prática.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível