Instruções sobre bicos para pistola de pintura

Escrito por paul miceli Google | Traduzido por felipe rico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instruções sobre bicos para pistola de pintura
Os materiais de pintura à base de água requerem uma configuração de bico de 1,2 milímetros (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A pintura perfeita pode ser atingida sempre, se a configuração correta do bico de fluido for selecionada para a sua pistola. Nos tempos modernos, a maioria dos profissionais de retoque de veículos utilizam pistolas de alto volume e baixa pressão (HVLP). Essas são peças de equipamento de precisão que trabalham no seu melhor quando o bico, agulha e espalhador são corretamente escolhidos em função do tipo de material de tinta que será utilizado.

Outras pessoas estão lendo

Espalhadores

Sempre selecione um espalhador que consiga a atomização completa do material de pintura utilizado. Escolha um espalhador de tamanho 105 para materiais mais finos, tais como tintas à base de água, seladores transparentes e mistura fina, que não necessitam mais do que 13 kg por 2,5 cm quadrados de pressão para alcançar um fluxo de tinta eficaz. Selecione um tamanho de 110 para materiais viscosos, tais como camadas claras que não necessitam mais do que 14 kg por 2,5 cm quadrados de pressão para fins de aplicação. Lembre que o tamanho de 110 não é compatível, o que significa que eles podem ser utilizados em pistolas que não sejam HVLP para aplicar materiais grossos, tais como iniciador de alta espessura.

Bicos de fluido

Escolha um bico de fluido referindo-se às folhas de dados técnicos fornecidos com o seu material de pintura escolhido. Opte por pequenos bicos de fluido de 0,8 mm a 1,1 mm de tamanho para materiais com níveis muito baixos de viscosidade. Isso vai eliminar o fluxo excessivo de material, que pode conduzir à escorrimento quando a tinta estiver sendo aplicada. Tintas típicas, tais como à base de solvente ou à base de água, exigem um bico de 1,2 mm. Utilize bicos maiores de 1,4 mm ou mais para materiais altamente viscosos. Nunca exceda 1,4 mm para camadas claras, mas opte por tamanhos maiores quando anticorrosivos estiverem sendo aplicados.

Agulhas

Sempre selecione uma agulha que seja compatível com a ponta do bico de fluido que está sendo usado. Caso contrário, isso pode resultar em má vedação por trás do espalhador e levar a pistola de pintura a gotejar mesmo após o gatilho ter sido liberado. Uma agulha convencional, tal como a GTI-413 pode ser usada com bicos de fluido de até 1,5 mm de tamanho, mas qualquer maior exigirá uma agulha GTI-420. Lembre-se de pegar referências de tamanhos de agulha com base na marca e modelo da pistola que você está usando.

Usando um quadro de combinação

Sempre use um quadro de combinação de espalhador e bico de fluido para estabelecer a configuração de pistola correta se as fichas técnicas não estiverem disponíveis. Realize um teste de viscosidade, ativando a tinta com endurecedor e redutor antes de contar o tempo enquanto ela escorre pelo buraco de um copo de viscosidade. Use os tempos estabelecidos para determinar a melhor configuração de bico e sempre repinte um painel de teste antes de aplicar o material a um veículo. Isso irá garantir que o fluxo e atomização estejam corretos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível