Como consertar rachaduras em tetos de gesso

Rachaduras aparecem principalmente em tetos antigos

Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

Quando as rachaduras começam a surgir em tetos antigos, muitos proprietários temem que eles desabem. A maior parte das rachaduras em tetos deriva da movimentação da construção, danos provocados pela água ou simplesmente da idade. Isso raramente significa que o teto irá cair. O trabalho em partes elevadas faz com que o reparo das rachaduras seja inconveniente, mas com alguns equipamentos básicos e um pouco de paciência, quase qualquer um pode consertar fendas pequenas e fazer com que o reparo pareça ter sido feito por um profissional.

Step 1

Espalhe jornal ou panos pelo chão — o local ficará uma bagunça e o gesso úmido pode manchar carpetes. Limpe a rachadura usando um estilete, a ponta afiada de um abridor de latas ou uma chave de fenda, dependendo da dimensão da fenda. Cutuque o gesso ao redor das trincas à medida que faz a limpeza para se certificar de que o material está firmemente aderido às ripas ou estruturas metálicas que dão sustentação ao teto.

Step 2

Remova todo o gesso solto; ele fará com que a rachadura se abra novamente se você não removê-lo nessa fase. Remova a poeira das rachaduras abertas e borrife-as com água para que o gesso não absorva a umidade do gesso novo muito rapidamente. Misture cerca de um quarto de rejunte para ser usado como "cimento". Se necessário, adicione um pouco mais de água para facilitar o trabalho, mas não deixe o material muito mole a ponto de pingar do teto.

Step 3

Fabrique as estruturas para tapar furos com pedaços de ripa ou retalhos de vigas metálicas. Amarre um barbante no meio de uma bola de fios de sisal e passe-o por trás do pedaço de madeira ou viga. Puxe o barbante para pressionar o chumaço de fios contra a ripa ou metal enquanto preenche o buraco com o gesso mole. As aberturas no chumaço servirão como canais a serem preenchidos com gesso. Um pedaço de placa de gesso ou mesmo uma chapa de fibra também podem ser usados como base para o gesso, mas eles não fornecerão os mesmos espaços para o material se infiltrar. Use um pincel com cola ou adesivo de construção para fixar as bases de apoio do gesso ao ripado. Passe um barbante pelo centro de qualquer base que você escolher, pois isso permitirá que você puxe a base contra si enquanto aplica o gesso, assegurando o contato entre a base e o gesso mole. Deixe buracos maiores secarem completamente antes de colocar a fita adesiva.

Step 4

Espere todas as áreas consertadas secarem; o gesso encolhe durante a secagem e pode precisar de uma segunda camada antes da aplicação da fita. Preencha todas as trincas e passe uma espátula ao longo delas para deixar um sulco fino para colocação da fita. Aplique-a ao longo da trinca e passe a espátula sobre a mesma, fazendo com que bolhas de ar e imperfeições sejam eliminadas e colando a fita no gesso mole. Segure a espátula em um ângulo de 45 graus e puxe-a uniformemente em sua direção ao longo da fita.

Step 5

Dê acabamento com uma camada final. Raspe todos os pontos altos e espalhe uma fina camada de gesso sobre o teto consertado, sobrepondo as bordas. Alise as bordas da camada final com uma espátula em um ângulo bem fechado, alisando o gesso ao longo do conserto até que a nova camada esteja nivelada com o teto ao redor. Deixe o gesso secar antes de fazer os detalhes, removendo as imperfeições e vedando o gesso novo com um pouco de seladora para drywall para preparar o teto para a pintura.

eHow Brasil
×