Mais
×

Instruções para soquete de lâmpada

Atualizado em 17 abril, 2017

Os abajures, aquários, ventiladores de teto e lâmpadas de teto têm soquetes que servem de encaixe para lâmpadas de rosquear. Esses aparelhos são vulneráveis a diversos problemas, como o mecanismo de troca pode estragar devido à constante manipulação, o interior pode enferrujar e diminuir e os cabos internos podem queimar nos pontos de conexão dentro do encaixe. Trocá-los para resolver estes problemas é relativamente fácil ao utilizar as ferramentas certas. Lembre-se de tomar todas as precauções para não tomar um choque acidental ou estragar a fiação.

Instruções

Trocar um soquete de lâmpada pode ser fácil usando as ferramentas certas e tomando as devidas precauções de segurança (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Desligue o cabo da tomada. Se for uma luz de teto, desligue o interruptor da parede, então desligue a chave do cômodo. Desenrosque a lâmpada e coloque um dos cabos da luz de teste na parte de fora da casa do soquete e o outro cabo dentro do soquete. Se a luz não acender, você desligou a eletricidade corretamente.

  2. Remova a parte de cima do abajur ao desroscá-la do suporte. Para abajures de metal, utilize a chave de fenda para fazer o mesmo. Para luzes de teto ou de ventilador, monte a escada debaixo do aparelho e desrosque o protetor com a mão ou com uma chave de fenda.

  3. Insira a chave de fenda dentro da base do soquete e empurre-o para fora gentilmente enquanto o mexe e puxa para cima com a outra mão. Ele irá se soltar da base com uma cobertura isolante entre os dois. Retire-o o suficiente para alcançar os fios. Se você precisar de mais comprimento de fiação, puxe-o da instalação de luz e afrouxe o nó. Empurre o nó para trás e puxe mais cabos.

  4. Utilize uma chave de fenda reta para retirar o fio positivo (vermelho) da base. Desaparafuse o negativo (preto); lembre a posição de ambos. Puxe a fiação por entre a estrutura do antigo soquete, coloque o novo ao lado e solte os parafusos que servem de encaixe para os cabos positivo e negativo que estão na base. Em alguns modelos, é preciso separar a parte de baixo da de cima para ter acesso aos parafusos. Puxe a fiação por entre o novo modelo.

  5. Utilize o alicate para enrolar os fios nos parafusos e aperte-os com a chave de fenda. Verifique se nenhum excesso de cabo está tocando nos terminais. Coloque de volta a cobertura isolante e encaixe ou rosqueie a parte de cima com a de baixo do soquete.

  6. Coloque-o na base até ele encaixar nos chanfros, rosqueie a lâmpada, coloque de volta a proteção ou a parte de cima do abajur e aperte-a com os parafusos utilizando uma chave de fenda ou chave de catraca. Religue a luz ou coloque de volta o fio na tomada e ligue a chave. Teste a iluminação.

Dicas

  • No caso de uma conexão soldada, você terá que usar a ponta de uma soldadora para aquecer a conexão e liberar os fios. Então coloque os cabos que acabou de remover nos terminais e pingue uma gota de solda derretida na fiação e nos terminais. Deixe esfriar e puxe gentilmente para testar a adesão.

O que você precisa

  • Escada (se necessário)
  • Soquete
  • Chave de catraca
  • Luz de teste (de 110-120 V)
  • Chave de fenda
  • Alicate
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article